Pular para o conteúdo principal

A Guerra de Porecatu

O jornalista Marcelo Oikawa fez uma minuciosa pesquisa durante 20 anos sobre a guerrilha de Porecatu, ocorrida na década de 1950. O resultado foi um livro de 400 páginas, editado pela Editora Expressão Popular, que será lançado em Maringá nesta sexta-feira na Livraria Espaço Maringá Park. "Porecatu - a guerrilha que os comunistas esqueceram" não é uma provocação ao PC do B, embora o título dê a entender isso. Ao contrário, é um resgate da história daqueles anos de luta pela terra no Norte do Paraná, em que o Partido Comunista do Brasil se envolveu até a medula. Entre os líderes comunistas que estiveram à frente do movimento, ninguém menos de que João Saldanha, imortal comentarista esportivo e técnico da Seleção Brasileira nas eliminátórias de 1969.Vale a pena conferir o lançamento , adquirir e ler o primeiro livro editado sobre este fato de grande relevância na história do Paraná.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.