Pular para o conteúdo principal

"Lei John" na contra-mão do processo eleitoral

Está sancionada a Lei Complementar 921/2012 de autoria do vereador João Alves Corrêa, que proíbe a propaganda eleitoral nos logradouros públicos de Maringá. Quer dizer, os candidatos não poderão mais estender faixas nas ruas ou colocar os tradicionais pirulitos nas praças. Enfim, a eleição, evento político mais importante da cidade e que é a festa da democracia não pode ter seu curso normal, facultando o espaço público para que os candidatos divulguem seus nomes, seus números e suas caras.

O vereador estaria preocupado com a limpeza das ruas e praças? Evidente que não. O objetivo não está nada claro, mas qualquer cidadão medianamente politizado sabe que a “Lei John” é fruto de uma tentativa torpe de facilitar as coisas para candidaturas endinheiradas , que terão como contratar verdadeiros exércitos de cabos eleitorais para fazer com que a propaganda impressa circule na cidade toda.

Papel todos os candidatos têm e terão durante toda a campanha . O problema é fazer circular faixas, cartazes e baners. Este tipo de material  nas ruas é o meio mais eficaz  de exposição. Quem não é visto não é lembrado. E pelo jeito, John e o prefeito-candidato Pupin, não querem que os menos conhecidos e desprovidos de maiores recursos, sejam vistos pelo eleitor. Uma lástima.

Comentários

Anônimo disse…
Desde quando uma lei Municipal pode sobrepor uma lei federal?

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.