9 de julho de 2012

ONG diz que JN mentiu

A ONG  Imazon , uma das fontes da Rede Globo, na matéria em que a emossora atribui aos assentamentos grande parte da devastação da Amazônia, fez duras críticas à reportagem. Ela creditou ao repórter da TV Globo as manipulações da matéria, "especialmente por não esclarecer que, em grande medida, o desmatamento nos assentamentos, bem como nas áreas indígenas, quilombolas e unidades de conservação, resulta da intrusão, arbitrária, ou por vezes consentida, de madeireiros, grandes fazendeiros e grileiros em geral".
Antes da reportagem ir ao ar no Jornal Nacional, a ONG diz que tentou alertar a Globo sobre a inconsistência da matéria, mas a chefia do jornalismo global não deu brecha. O resultado foi aquele que se viu, da poderosa Rede Globo de Televisão atribuindo ao projeto de reforma agrária do governo
o processo atual de desmatamento da floresta.


Um comentário:

Anônimo disse...

Ao invés de um "furo de reportagem". Uma "reportagem furada" (...)