6 de julho de 2012

Símbolos que deseducam



A deputada Luiza Erundina tem a convicção de que política é feita de símbolos, de gestos, que geralmente convencem mais do que mil palavras. E a simbologia passada naquela foto em que Lula e Haddad aparecem abraçados com Maluf na casa deste, foi uma coisa muito forte, demais para a cabeça de quem acredita na dimensão pedagógica que certamente têm um registro como aquele. A política tanto educa quanto deseduca e dependendo da simbologia que um fato político de repercussão venha a ter, mais deseduca do que educa.

Se assim é que lhe parece, a política de Maringá deseducou muito nessa fase de amarrações partidárias, geralmente feitas na calada da noite. É emblemática aquela foto em que o nosso “Peter Pan” Umberto Crispim de Araújo aparece exultante no meio dos caciques e pajés da aldeia “barrosa”.

A campanha vai começar e o que se espera agora que está tudo dominado, é que haja debate ao invés de embate entre dois grupos quase hegemônicos. Espera-se mais: que no vácuo deixado por este tiroteio que se prenuncia, surja uma terceira força para equilibrar o jogo, tornando este processo eleitoral um pouco mais interessante.

Longe desse modesto escriba imaginar que deva haver qualquer semelhança com as eleições de 1988, porque aí, o nível de comprometimento do futuro de Maringá seria ainda mais danoso.

Nenhum comentário: