Pular para o conteúdo principal

Símbolos que deseducam



A deputada Luiza Erundina tem a convicção de que política é feita de símbolos, de gestos, que geralmente convencem mais do que mil palavras. E a simbologia passada naquela foto em que Lula e Haddad aparecem abraçados com Maluf na casa deste, foi uma coisa muito forte, demais para a cabeça de quem acredita na dimensão pedagógica que certamente têm um registro como aquele. A política tanto educa quanto deseduca e dependendo da simbologia que um fato político de repercussão venha a ter, mais deseduca do que educa.

Se assim é que lhe parece, a política de Maringá deseducou muito nessa fase de amarrações partidárias, geralmente feitas na calada da noite. É emblemática aquela foto em que o nosso “Peter Pan” Umberto Crispim de Araújo aparece exultante no meio dos caciques e pajés da aldeia “barrosa”.

A campanha vai começar e o que se espera agora que está tudo dominado, é que haja debate ao invés de embate entre dois grupos quase hegemônicos. Espera-se mais: que no vácuo deixado por este tiroteio que se prenuncia, surja uma terceira força para equilibrar o jogo, tornando este processo eleitoral um pouco mais interessante.

Longe desse modesto escriba imaginar que deva haver qualquer semelhança com as eleições de 1988, porque aí, o nível de comprometimento do futuro de Maringá seria ainda mais danoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.