Pular para o conteúdo principal

E a hierarquia do Poder Judiciário, como fica?


Estranhei muito o anúncio da coligação "A Mudança Continua", tentando dar  a entender que a  candidatura Pupin estava liberada pela justiça. De fato,  os pedidos' de impugnação , feitos em ações  do PT e do Ministério Público,  foram negados na primeira instância, mas aceitos na segunda, inclusive por 6 a 0 em  decisão colegiada e confirmada na sequência pelo mesmo TRT ao apreciar o primeiro recurso. Não é preciso ser advogado para saber que uma decisão de segundo grau torna sem efeito a de primeiro grau. Logo, a Coligação  ignorou a hierarquia do Poder Judiciário , em claro desrespeito ao Tribunal Regional Eleitoral. 
         Na verdade, Pupin não está impugnado por implicância dos adversários, mas porque a lei é clara quanto à inelegibilidade do vice que assume seis meses antes da eleição no primeiro mandato e seis meses antes  no segundo mandato.
    A esperança repousa no caso Alkmin, numa jurisprudência que não tem nada a ver
com o caso em questão. Alkmin foi vice de Covas em dois mandatos, mas não assumiu
nenhuma  vez antes da eleição no primeiro mandato e assumiu definitivamente no correr do segundo mandato, com a morte do titular.
Pupin  pode reverter a situação no TSE? Pode, claro que pode. Mas depois do parecer da subprocuradora geral eleitoral, isso ficou muito, mas muito difícil mesmo.
Como  já sabiam os   cidadãos da Roma antiga, a lei é dura, mas é lei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.