Pular para o conteúdo principal

Pilha na minha utopia


Ouvi agora de manhã na Globo News uma entrevista que o repórter Silio Boccanera fez com Eric Hobsbawm, o historiador que tornou acessível aos comuns mortais a rebuscada linguagem acadêmica da historiografia. Nenhum outro intelectual marxista criticou com tanta propriedade (e veemência) o socialismo soviético e com tanta profundidade (e contundência) o capitalismo globalizado. Um único pensamento, expressado em outra entrevista à Globo News, mas desta feita ao Geneton de Morais, foi suficiente pra nos remeter ao descaminho trilhado por um e ao verdadeiro grau de perversidade encarnado pelo outro. Mas , tão dialético quanto didático,  ele nos tranquilizava  quanto a importância  da utopia:
“O pecado capital do capitalismo é a injustiça social. O pecado capital do socialismo foi a falta de liberdade. Mas ainda há um vasto espaço para o sonho”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema