Pular para o conteúdo principal

Remake tão bom quanto a novela original

O remake de Gabriela, que terminou ontem, foi tão bom quanto a versão original, novela global que marcou a estréia da TV a cores no Brasil. A história de Jorge Amado é deliciosa, a exemplo de tantos livros seus transportados para a teledramaturgia, como foi o caso de Tieta do Agreste e Terra dos Confins.Quanto aos atores daquela primeira versão e da atual, poucas disparidades, mas pouquíssimas mesmo. Lembro de alguns, que servem de referência para a breve comparação que farei a seguir:
Ramiro Bastos: o de Fagundes foi tão magistral quanto o de Paulo Gracindo:
Nassib: Humberto Martins foi perfeito, não ficando nada a dever ao extraordinário Armando Bógus;
Dr.Mundinho: o de Matheus Solano ficou pouco a dever ao de José Wilker, que aliás foi um show à parte na pele do coronel Jesuíno;
Tonico Bastos: o desempenho de Marcelo Serrado não pode ser comparado ao de Fulvio Stefanini;
Maria Machadão: Ivete Sangalo surpreendeu, principalmente por não ser atriz, mas ficou um pouco longe de
Eloísa Mafalda;
Coronel Melke:o de Chico Dias foi tão bom quanto o de Gilberto Martinho;
Por fim, Gabriela: em matéria de beleza e talento, Juliana Paz e Sonia Braga se equivalem.
A lição que Jorge Amado deixou com a morte do coronel Ramiro Bastos é que nada é mais verdadeiro do que a máxima do rei morto, rei posto. E que os adversários encarniçados da liderança que surge, rende-se a ela e passa a beijar-lhe a mão, quando o todo poderoso que veneravam é derrotado pela morte biológica.
Qualquer semelhança com a política tradicional da nossa Maringá de 2012 não terá sido mera coincidência.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.