Pular para o conteúdo principal

Filme de Spelberg omite que Lincoln era socialista



Li no blog do  sociólogo mineiro Rudá Ricci uma revelação que vai deixar perplexo o conservadorimo americado. Rudá reproduz artigo do também sociólogo e professor Vincenç Navarro que mostra  "O berço vermelho do Partido Republicano" , se contrapondo ao filme de  Sipelberg sobre Lincoln.
Acredite se quiser, Abraham Lincoln bebia na fonte de Marx, pois “simpatizou claramente com as demandas socialistas do movimento operário , não só dos Estados Unidos mas do mundo”. O professor Vincenç escreve: “Na realidade, Lincoln considerava como um Direito Humano o direito do mundo do trabalho de controlar o produto de seu trabalho, postura claramente revolucionária naquela época (e que continua sendo hoje) e que nem o filme nem a cultura dominante nos EUA lembram ou conhecem, sendo convenientemente esquecida pelos aparatos ideológicos do establishment estadunidense controlados pela Corporate Class”.
Bem, sendo o presidente lenhador uma referência histórica da mais alta relevância para a democracia ocidental e também para o neoliberalismo, é de se supor que suas idéias socialistas-marxistas,omitidas no filme, deve gerar um grande a acalorado debate na terra de Tio San. E de certa forma também, oxigena um pouco o discurso da esquerda ocidental, que anda mais perdida do que cego em tiroteio. Alvissara!!  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema