Pular para o conteúdo principal

A linha tênue que separa a crítica do ataque às instituições



Que não se acuse a presidente Dilma Rousseff de estar de braços cruzados diante das mobilizações populares que tomam conta das ruas em todo o país. Depois de se reunir com governadores e prefeitos de capitais e propor soluções que ainda estão pra ser digeridas pela sociedade, hoje ela se encontra com os presidentes da OAB, do Senado e do Supremo Tribunal Federal. Vai conversar com os três, principalmente sobre o plebiscito da reforma política e tentar, a partir dessa reunião, definir os caminhos a serem seguidos a partir de agora.

Dilma é culpada pela crise e pela explosão de insatisfação coletiva? Claro que tem sua parcela, como chefe suprema da nação. Mas as mazelas todas vêm de longe, passaram por vários governos. Cada presidente deixa para o sucessor a sua cota de demandas reprimidas. Por isso é que acho injusta a maneira como certos segmentos do reacionarismo nacional vem tratando a questão. Não se faz críticas ao governo, ridiculariza-se a presidente, chegando-se invariavelmente às raias do desrespeito.
Fico pensando às vezes: qual o objetivo dessas tentativas alopradas de desqualificação da figura da presidente? Quando a crítica deixa de ser crítica e vira ofensas gratuitas, temperadas por chacotas de extremo mau gosto, corre-se o risco de que as instituições também sejam atingidas, o que convenhamos, é um risco enorme para a democracia.
Percebe-se logo em muitas charges, fotos montagem e expressões agressivas, que tem muita gente aí com saudade do regime militar. Sentindo  isso, a presidente se vira nos 30 para dissipar essa fumaça que embaça o horizonte, sabedora  de que onde há fumaça sempre há fogo.

Comentários

Venância disse…
Bem colocado, Messias. Assino embaixo.
O que se vê de desacatos, abusos e informações maldosas e enganosas, chega às raias do absurdo.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.