Pular para o conteúdo principal

OAB-PR é multada por descumprimento de ordem judicial



Acreditem: a OAB-Paraná foi multada pela Justiça Trabalhista (leia-se TST) por ato atentatório ao exercício da jurisdição. A entidade deixou de atender a dois ofícios da 2ª. Vara do Trabalho de Maringá para apresentação de cópias de representações disciplinares contra um advogado reclamante em ação trabalhista.
O advogado havia acionado o escritório para o qual trabalhou entre 2005 e 2012, solicitando vínculo de emprego, verbas rescisórias , horas extras , depósito do FGTS e demais verbas. Atendendo  ao requerimento de um dos sócios do escritório, o juízo de primeiro grau enviou dois ofícios seguidos à OAB-PR, solicitando cópia das representações contra o autor do processo. Se uma respostas da entidade aos ofícios , o juízo determinou o pagamento da multa, prevista no artigo 14 do Código de Processo Civil, no valor de R$ 1.250,00, correspondente a 5% do valor da causa.

A Ordem dos Advogados tentou reverter a multa no TRT, ganhou, mas perdeu no TST, onde o ministro Douglas Alencar Rodrigues entendeu que a OAB-PR descumpriu a ordem judicial e por isso tinha que ser multada.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Tribunal Superior do Trabalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema