Pular para o conteúdo principal

Maringá, berço do pagode sertanejo


Eu já tinha lido , não me lembro onde, que o pagode sertanejo nasceu em Maringá. Hoje, vendo no YouTube um bate papo do apresentador Kleber ( Rancho da Saudade) com dona Nair , esposa e Alex, filha de Tião Carreiro, elas revelaram:  Tião queria  criar um ritmo diferente, um jeito novo de cantar a moda sertaneja. E começou a buscar este jeito novo nos ensaios que fazia com Pardinho nos fundos da Rádio Cultura de Maringá.
Lembro como se fosse hoje a dupla Tião Carreiro e Pardinho ensaiando nos fundos da rádio, ali na Avenida Herval esquina com a XV de Novembro. A dupla se apresentava frequentemente no programa sertanejo das tardes de domingo, apresentado pelo Nhô Juca. Invariavelmente, as duplas famosas que vinham se apresentar ficavam para o programa da noite, “Maringá se Diverte”, também comandado pelo Nhô Juca.

Dos experimentos em Maringá nasceu o Pagode em Brasília. Daí em diante, foi uma história de sucesso que tornou Tião Carreiro  a maior referência da música sertaneja. Ele criou um jeito de tocar, de pontear a viola, que hoje é copiado por todos os violeiros que solam um pagode.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.