Pular para o conteúdo principal

Maringá foi o berço do pagode sertanejo


Eu já tinha lido , não me lembro onde, que o pagode sertanejo nasceu em Maringá. Hoje, vendo no YouTube um bate papo do apresentador Kleber ( Rancho da Saudade) com dona Nair , esposa e Alex, filha de Tião Carreiro, elas revelaram:  Tião queria  criar um ritmo diferente, um jeito novo de cantar a moda sertaneja. E começou a buscar este jeito novo nos ensaios que fazia com Pardinho nos fundos da Rádio Cultura de Maringá.
Lembro como se fosse hoje a dupla Tião Carreiro e Pardinho ensaiando nos fundos da rádio, ali na Avenida Herval esquina com a XV de Novembro. A dupla se apresentava frequentemente no programa sertaneja das tardes de domingo, apresentado pelo Nhô Juca. Invariavelmente, as duplas famosas que vinham se apresentar ficavam para o programa da noite, “Maringá se Diverte”, também apresentado pelo Nhô Juca.

Dos experimentos em Maringá nasceu o Pagode em Brasília. Daí em diante, foi uma história de sucesso que tornou Tião Carreiro como a maior referência da música sertaneja. Ele criou um jeito de tocar, de pontear a viola, que hoje é copiado por todos os violeiros que solam um pagode.Com letra do Lourival dos Santos, seu grande parceiro, Tião Carreiro começou aqui os primeiros acordes do Pagode em Brasília.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema