Pular para o conteúdo principal

Ele vai nos contar o que estava por trás do Golpe


As relações Brasil-Estados Unidos, principalmente durante o Regime Militar, serão dissecadas pelo professor da UEM, Sidney Munhoz, que acaba de ter aprovada uma bolsa que pleiteava na Capes. Sidney trabalhará em parceria com o Dr. James Green num estágio sênior de um ano na Brown University, onde terá à sua disposição mais de 100 mil documentos do governo norte-americano sobre o Brasil no período 1960-1980. 
Considerando que Sidney estudará também os governos Kenedy e João Goulart, é certo que ele nos revelará depois, possivelmente em livro, o que rolou nos bastidores da diplomacia antes e durante o Regime Militar.
Vamos poder saber, em detalhes, por exemplo, qual o grau de envolvimento da Cia no Golpe que apeou Jango do poder e até que ponto os acordos MEC-USAID foram determinantes nos descaminhos trilhados pelo nosso sistema educacional, inclusive com o banimento de educadores importantes para o nosso país, como foi o caso de Paulo Freire e de cientistas consagrados como Milton Santos.
Grande Sidney, desejo muito sucesso nessa empreitada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema