24 de novembro de 2015

Bem aventurado o Velho Chico





O Eixo Norte do projeto de integração do Rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional está praticamente pronto. As águas do Velho Chico vão, logo, logo, beneficiar 12 milhões de nordestinos até 2017. A transposição era inimaginável até alguns anos atrás , embora este fosse um sonho antigo, sonhado já no século XIX.
Orçado  em R$ 8,5 bilhões, o projeto de transposição vai irrigar o semiárido , segundo os técnicos sem prejudicar o curso do rio. Apesar das muitas contestações (houve até greve de fome de um bispo no início das obras durante o primeiro governo Lula), o projeto traz benefícios que jamais a sofrida população nordestina sonhou . O relatório de impacto ambiental concluído em 2007 apresentou dados muito positivos, inquestionáveis sob o ponto de vista técnico.

Gostem ou não, falem o diabo dos governos Lula e Dilma, ninguém vai poder subestimar a importância da transposição, que deverá libertar uma área gigantesca do semiárido da seca inclemente, levando água a 12 milhões de brasileiros. Por maior que seja o desgaste do governo petista e sobretudo de Lula quando 2018 chegar, não será nada fácil para a oposição, liderada pelo PSDB, voltar ao Palácio do Planalto. Talvez isso explique tanta ira.

Nenhum comentário: