Pular para o conteúdo principal

Sem engessamento o debate fica mais aberto. Foi assim o da RIC TV. Muito bom




Muito bom o formato do debate da RIC TV. Foi o menos engessado que as emissoras de televisão da cidade promoveram até agora. Só com quatro candidatos o jogo fica mais franco, mais aberto e o enfrentamento se dá. Como era de se esperar, Silvio Barros foi o mais questionado , por razões  óbvias. Se expressando bem mas com pouca objetividade, Silvio teve dificuldades de responder algumas questões que são uma espécie de calcanhar de aquiles do grupo Barros, que domina a política local há 12 anos . As duas mais delicadas , colocadas com muita ênfase por Ulisses e Humberto, eram relativas ao lixo e ao transporte coletivo, objetos de investigação do Ministério Público. Ulisses se mostrou nervoso em alguns momentos, mas sabia onde bater e em quem bater. Por isso pegou pesado também em Quinteiro, associando-o à situação, tanto em nível municipal quanto estadual e lembrando que Quinteiro apoiou em todos os momentos ações anti-povo do governador Beto Richa, caso do pacotaço e da a agressão a professores.
Humberto , que faz uma oposição técnica muito competente na Câmara Municipal, usou seu conhecimento para colocar Silvio Barros em maus lençóis em vários momentos , detalhando promessas não cumpridas nos doze anos de poder do condomínio Barros e lembrando sempre as questões do lixo e da licitação do transporte coletivo urbano "que viraram caso de policia".
Quinteiro esgrime bem as palavras, mas não se aprofunda nem nos questionamentos que faz e nem nas propostas que apresenta, embora tenha sido enfático na questão da terceirização da coleta e destinação do lixo urbano, que deixou claro ser contra.
Não creio que a maioria dos indecisos tenha definido o seu voto a partir do debate dessa noite de domingo, mas acho que serviu bem para mostrar que Maringá tem opções melhores do que a da continuidade do projeto personalista que predomina desde 2006 e que do ponto de vista do crescimento político da cidade é um desastre. Não é inadequada a comparação  que  alguns bem humorados maringaenses fazem da nossa cidade com  a fictícia Sucupira, de Odorico Paraguaçu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.