Pular para o conteúdo principal

Como será que Lula entrará para a história?



Às vezes fico pensando: como será que o Lula vai entrar para a história? Entrará como Getúlio, que comandou uma ditadura sangrenta por 15 anos, depois ele mesmo foi o personagem central da ressurreição da democracia? Acusado de corrupção no mandato que o povo lhe confiou pelo voto, decidiu pelo suicídio , deixando a vida para entrar na história. E entrou como pai dos pobres.
E Lula, como será visto daqui a décadas? Será visto como o político que trouxe a esperança ao povo e depois saiu da cena enxovalhado, debaixo de uma sucessiva chuva de acusações de improbidade?
Ou entrará para a história como o presidente que mais avanços sociais trouxe ao país em toda a sua história, tirando o Brasil do mapa da fome e implementando políticas públicas de redução das desigualdades sociais? Meio que à moda Getúlio Vargas, Luis Inácio Lula da Silva chegou a ser classificado de pai dos pobres, mas por outro lado, de mãe dos ricos.
A história não se faz, como diria Reginaldo Dias, no calor da hora. É a história que julgará o líder metalúrgico que virou presidente e a mais expressiva liderança brasileira do final do século XX e início do século XXI. Talvez, não estarei vivo para ver o resultado. Nem eu e nem a esmagadora maioria da nossa geração. Mas assim como a história fez lá sua justiça ao estanceiro Vargas , certamente fará também ao metalúrgico Lula.

Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema