Pular para o conteúdo principal

Com sua licença Millôr, vou fazer uma reflexão sem dor




A lógica do neoliberalismo que tanto seduz a classe média brasileira é a da redução cada vez maior do poder do Estado. Dessa forma, o estado social vai para o espaço e como a supressão de políticas públicas de proteção dos mais pobres deságua em revoltas populares, aplica-se o remédio do Estado Penal Máximo. Isso explica, segundo o ex-presidente nacional da OAB , Cezar Brito, o sentimento patronal potencializado pela mídia de que “todo trabalhador é antes de tudo um inimigo”. Mais do que isso: “ Todo o estudante que, ao invés de estar na sala de aula ocupa a escola para protestar, é antes de tudo, um baderneiro”.
Dessa forma, o que vemos são os veículos de comunicação de massa com seu jornalismo parcial e desonesto, criando e potencializando um certo clima de revolta de “pacatos cidadãos” contra os movimentos sociais. E nessa de informar e deixar implícito em suas coberturas de que apenas narram os faros para que cada um tire suas conclusões os telejornais seguem na sua marcha diária de incitar o ódio coletivo contra partidos políticos identificados com a esquerda e contra todos aqueles que ousam desafinar o coro dos contentes. É por aí que está sendo alimentada a conflagração, é nesse ninho que se está chocando o ovo da serpente e este é o terreno fértil por onde o analfabetismo funcional se reproduz e abre passagem para o fascismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema