Pular para o conteúdo principal

Candidatura Joaquim Barbosa com jeitão de ópera-bufa


A Folha de São Paulo publicou na sua edição de 16/11/2013 um artigo do cientista político André Singer sobre três prisões emblemáticas da véspera:

“No feriado de 15 de novembro de 2013 o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, mandou prender três figuras nacionais do PT: José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares. O fato de ser a data da comemoração da República completa o simbolismo ideal para um possível futuro candidato a chefe do Executivo”.

Quase 5 anos depois, eis que o vaticínio se confirma: aposentado, Joaquim Barbosa se lança na carreira política, já como pré-candidato a presidente, aproveitando que ainda surfa na onda do punitivismo redentor, transformado que foi pela mídia em celebridade.

Há quem estranhe ter o ex-ministro da Suprema Corte ingressado justamente no PSB, partido do lendário socialista Miguel Arraes. O mais correto, pensam alguns, seria ele ter trabalhado pela oficialização do PJ (Partido da Justiça), que poderia ser chamado, na avaliação do cientista Luiz Werneck Vianna de Partido do Tenentismo Togado”.

A conclusão de André Singer para esta ópera bufa, é brilhante: “O combate à corrupção é, sem dúvida, meritório, e merece aplausos. Mas transformá-lo em objetivo único constitui biombo para esconder conflitos de fundo.

Dado o arraso causado pela seqüência mensalão-Lava Jato, era provável que o PJ apresentasse um candidato para ocupar o vazio que ele mesmo criou.
Do ângulo estritamente eleitoral, pode dar certo.
Outra coisa é saber se será capaz de construir um rumo coletivo para nos tirar da crise”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema