Pular para o conteúdo principal

Não mais que dois artigos


CADÊ A CONSTITUIÇÃO DE CAPISTRANO DE ABREU?

O desastre de Mariana era previsível; o de Brumadinho, perfeitamente possível; o do Ninho do Urubu, evitável. Definitivamente, o Brasil é o país das tragédias anunciadas. Dos rompimentos de barragens aos incêndios que o desleixo torna criminosos, chegaremos a outros genocídios não menos graves e igualmente evitáveis. Não cabe na qualificação fatalidade, mortes de pessoas inocentes e de bem, como as dos casos citados e nem as das execuções por milícias, muito menos as que ocorrem nos conflitos no campo e nos assaltos que a crônica policial registra todos os dias nos centros urbanos.

Tudo é uma questão de civilidade e de absoluta falta de preparo e vergonha na cara de gestores públicos, que chegam aos mais altos cargos pelo voto popular e, em estando lá no topo (a escala de poder não vem ao caso), pouco se lixa para os que estão aqui embaixo, na planície. 

Não é o caso de fulanizar responsabilidades e culpas, mas de manifestar angustia e preocupação com a cultura do desleixo e da falta de compromisso público dos políticos, que parece institucionalizada. Se o momento requer uma reflexão na base do antes tarde do que nunca, é hora da sociedade se mobilizar e cobrar respeito de quem elege para representá-la, seja no âmbito municipal, estadual ou federal. Que se aplique aqui e agora, a Constituição de Capistrano de Abreu, aquela de dois artigos:
"Artigo 1º - Todo brasileiro deve ter vergonha na cara”.
"Artigo 2º - Revogam-se as disposições em contrário."

Comentários

Joao Maria disse…
Ola Messias. Deu trabalho te encontrar. Sucesso.
Hudson disse…
NA CAMPANHA O bolsionaro repetiu por várias vezes, que no seu governo não teria negociatas de nenhum tipo. Mentiu, porque o que se vê são negociatas, maracutaias de todo o tipo. Portanto este turma do Bozo não tem moral nenhuma para cobrar nada de ninguém.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.