Pular para o conteúdo principal

Relações perigosas

O namoro de Bolsonaro com Trump pode ter sérias consequências para o Brasil na suas relações com outros países.


Os Estados Unidos acabam de quebrar a cara na Venezuela. Ao reconhecer o autoproclamado presidente Juan Guaidó, Trump congelou US$ 7 bilhões em ativos  da PDVSA , a estatal de petróleo venezuelana, como forma de fortalecer o provável futuro aliado e enfraquecer o desafeto atual, Nicolás Maduro. E aí o que Maduro fez? Simplesmente mandou todas as  reservas de ouro que lastreiam a  economia do país, para um banco russo. Hoje, a Rússia protege o regime maduro, mantendo no país caribenho jatos armados com ogivas nucleares e monitoramento do espaço aéreo venezuelano.

Mas a derrota norte-americana não está apenas nisso. Está na perspectiva sombria que o presidente Donald Trump criou, de fazer o mesmo com outros países do terceiro mundo  que guardam seus ativos no Federal Reserve (Banco Central dos EUA) e que  não lhe são simpáticos.

E o Brasil pró-Trump da era Bolsonaro? Só o tempo dirá o que este enfrentamento em clima de guerra fria reserva para as nossas relações internacionais. É bom o presidente Jair pensando nas consequências do seu affaire com o doidão da Casa Branca. 



Comentários

Hudson disse…
O laranjal do capitão abarca os gabinetes parlamentares do clã. O discurso ético da família é falso, como provam Queiroz, Val do açaí, personal trainers e por aí vai. Além disso, não é segredo o esforço político de Sérgio Moro para facilitar a vitória de Bolsonaro. Foi recompensado e virou ministro, silencioso diante das denúncias que atingem toda a família do presidente, revelando o oportunismo e a farsa do discurso que justificou a Lava Jato. Para alcançar seu sinistro delírio de poder, o ex-juiz fez picadinho da Lei, violentou o devido processo legal e humilhou a dignidade de pessoas inocentes. Pior, premiou corruptos notórios, negociando benefícios penais, como demonstram as denúncias de Tacla Duran contra as regras reinantes a republiqueta de Curitiba. Pode ter descoberto alguns corruptos, com a ajuda dos norte-americanos, mas destruiu o Estado Democrático de Direito no Brasil.
Décio disse…
Este bOZO e seguidores são anti brasileiros, são cadelinhas dos USA.
Lucio disse…
bozo eh aquele capacho que gosta de ser deprezado. quase uma relacao mazoquista. Depois vai um bozo jr usando bone do trump e o outro abafando o caso do Queiroz. esse pais eh um circo.
Thiago disse…
O problema é que o que se vislumbra é uma submissão, nos moldes do que já havia nos tempos da ditadura. Não estaremos ao lado dos EUA, Mas abaixo, submissos, e ao lada da "gloriosa" Guatemala.
Paradoxalmente, Trump e Bolsonaro são avessos à globalização, mas a identificação de ambos só a confirma. É a globalização da imbecilidade.

Anônimo disse…
"o brasileiro tem que escolher,menos direito e emprego,ou todos os direitos e desemprego" rato safado, você e sua família nunca trabalharam na vida ! somente mamou nas tetas do governo e nunca sequer suou essa testa sua ! Escória da sociedade,nos sim trabalhadores que sustentamos essa classe política podre que você faz parte ! Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil!
Pergunto: O Trump estando no Brasil ficaria batendo continência para nossa bandeira???? Trump é nacionalista e protecionista. Diferente de nossos políticos, salvo execeções, são entreguistas. vendem nosso subsolo, nossas estatais estratégicas. Êsse Bolsomion, coitado é triste, mais triste ainda são seus seguidores.
Décio disse…
O Coiso ruim quer que o Brasil vire colónia dos Estados Unidos.
Edson disse…
Cruz credo, dois troços do capeta.
Joao Maria disse…
Derrotas do tio sam, vao se tornando frequentes. Argentina inaugurou base espacial chinesa em Neuquem, que ja auxiliou no pouso no lado escuro da lua.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema