Pular para o conteúdo principal

Uma narrativa, no mínimo desonesta


MENTINDO DESCARADAMENTE SOBRE O DEFICIT DA PREVIDÊNCIA, PAULO GUEDES COMANDA A NAU DOS INSENSATOS E ZOMBA DA CARA DO POVO BRASILEIRO


No sistema chileno somente o empregado contribui e quem administra a capitalização para a aposentadoria no futuro são empresas privadas. Enquanto trabalha e deposita numa poupança específica, o trabalhador não tem parâmetro para calcular seu benefício quando completar os 65 anos de idade.

Esse é o sistema previdenciário de capitalização que o governo Bolsonaro quer implantar no Brasil, um plano pilotado pelo “posto Ipiranga” `Paulo Guedes. Convenhamos, Guedes é oriundo da Escola de Chicago, a mesma escola em que se formaram os economistas que, contratados pelo ditador Augusto Pinochet no início dos anos 80, cavaram a sepultura dos idosos no Chile.

De lá pra cá, vários presidentes (eleitos e reeleitos) passaram pela presidência da república e nenhum mexeu no sistema, já encalacrado. O resultado que surge hoje nas manchetes de jornais brasileiros, em decorrência do projeto idêntico que o Brasil discute, é uma tragédia social sem tamanho. Os aposentados chilenos em sua maioria, não estão conseguindo sobreviver com o benefício, que foi sendo corroído ao longo do tempo. Grande parte não recebe nem mais um salário mínimo. Em dificuldade para sobreviver com rendimentos tão aviltantes (e aviltados), idosos e idosas estão indo ao suicídio.

No Brasil, culpa-se a Previdência pelo déficit público e a mídia embarca deliberadamente na narrativa safada. Querem desmembrar a Previdência da seguridade social, um tripé formado pela saúde, assistência social e a própria previdência e colocado na Constituição Cidadã como imexível. A seguridade, bem sabem os sensatos, é superavitária, porque para garantir o caráter protetivo do nosso sistema de repartição, os constituintes definiram diversas fontes de financiamento para o tripé que agora querem desmontar.

Fosse a Previdência Social responsável pelo déficit público, como se explicaria a tungagem de 30% via DRU que o governo faz todo ano do orçamento da seguridade, que chega perto de trilhão?
Essa narrativa do déficit público, da “previdência quebrada” é predominante na mídia . De forma muito sacana (para não dizer filha da puta) os veículos de comunicação tradicionais, Rede Globo e jornalões à frente, não admitem contraponto nas suas coberturas jornalísticas sobre o tema. Enquanto isso, Paulo Guedes vai comandando a nau dos insensatos e fazendo troça da cara do povo com ironias baratas, de nível de rodapé.

Comentários

Joao Maria disse…
Cidadao/cidadã, trabalha a vida inteira, sempre com dificuldade pra pagar suas contas. Chega na idade que deveria ter direito minimo, ate pra sobreviver, é simplesmente abandonado pelo estado que deveria garantir us sobrevivencia. Tudo em nome do capital. A Globo e proprietaria seguradora Mapfre.Como diz Requião, e preciso desenhar para entender.
Irineu disse…
ESPECIALISTAS DIZEM nas redes sociais, que as reformas do Messias Bolsoão, incluindo a da previdência, vem para penalizar o pobre e o trabalhador. O Bozo, segundo eles dizem,. que não tem coragem de mexer com a classe alta da sociedade. Os ricos continuam ricos e cada vez mais e o trabalhador mais pobre, cada vez mais. Mas o que eu posso dizer ao trabalhador que votou em Bozo, "BEM FEITO". Ainda é pouco.
Anônimo disse…
Sobre o CPI da previdência nenhuma emissora falou. No Chile, com o sistema de capitalização, vice só vai receber o que conseguir poupar, se viver um pouco mais e já tiver udufruido do saldo, a spiaposentado e cortada imediatamente. Vi um vídeo de um senhor que conseguiu passar dos cem anos e teve seu saldo zerado e cortaram a aposentadoria dele. Um absurdo ne? Tem que falar pra essa geração que tá entrando agora no mercado de trabalho que não poderá viver além do seu saldo bancário.
Anônimo disse…
Messias, o brasileiro buscou isso. Me afeta a longo prazo, e a todos nós, mas é merecido. País merece isso e muito mais. Gente egoísta, sem memória e ingrata.
Hudson disse…
A previdência é superavitária, ela não é deficitária. Isso é men-tira pra poderem desviar dindin pra pagar juros aos bancos. Existem diversos estudos que desmascaram essa men-tira. Se os grandes em-presários nao sonegassem o que devem à previdência, ela seria mais superavitária ainda. Quem vai se ferrar somos nós, pois nosso Exmo. Presidente já tem duas aposentadorias; de oficial da reserva e de ex-parlamentar. Seus filhinhos tbm já fazem jus à aposentadoria de ex-parlamentares. Esforço e sacrifício só vão ser exigidos do povão.
O que está bem claro é que o Estado está falido e quem vai pagar a conta são os CLTistas, que miseravelmente nunca conseguirão se aposentar, então todo o recolhimento irá para o Estado ou para os Bancos ( Capitalização ). Que o FMI está obrigando o mundo inteiro a adotar essas abominações é porque está simplesmente preocupado em recuperar os seus "investimentos". E o povo ...
Dona Maria disse…
Tributos arrecadados pela previdência: PIS , COFINS, LOTERIA, CSLL. Se tudo arrecadados...há superavit na previdÊncia. Ocorre que grandes empresários e alguns bancos não pagam a previdÊncia.
Renata disse…
Covardia. O projeto de reforma da previdência do presidente Jair Bolsonaro, além de seus inúmeros defeitos, é cruel com quem mais precisa, os idosos e as pessoas com deficiência de baixa renda.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é concedido a pessoa com mais de 65 anos ou com deficiência física, que viva com até um quarto do salário mínimo, é atualmente de um salário mínimo.

Com a reforma da Previdência de Bolsonaro, eles só passarão a receber o salário mínimo aos 70 anos. Até lá, menos de meio salário, R$ 400.

Sabendo-se dos salários e mordomias dos deputados e senadores, juízes, promotores, ter a coragem de oferecer R$ 13,34 por dia aos que se beneficiariam do BPC é cruel.

Ainda mais sem termos ainda explicação sobre a movimentação financeira de Queiroz e família, de Flávio Bolsonaro e do desvio bilionário em fraudes de que é acusado o ministro Paulo Guedes.
Marco disse…
É claro e cristalino, que é uma falácia, senão vejamos. Eles dizem que o déficit da Previdência é de 2,3% do PIB. O PIB, é constituído de 100%, logo, sobram 97,7%. Do valor de 2,3% do PIB, valor que é pago aos aposentados, e pensionistas, voltam para o governo em forma de Tributos, federais, estaduais e municipais, uns 40%, arredondando para baixo, ai você tira uns 10% de inflação anual por baixo , na verdade o governo gasta uns 1,15% do PIB, para os brasileiros que não tem saúde, segurança, educação, e etc. Portanto é a maior mentira divulgada para os ignorantes, que não sabem discernir, a verdade dos fatos.
Ana Lucia disse…
No que foi que os mais de 57,7 milhões de Camisas Amarelas enviaram o povão. Desconfio que na mesmo pacotão ainda muitos detalhes-maldades a serem revelado(a)s.

PS: cadê os "espertos" Maso, GGF, Alaor, Hugo???? tão dodozinhos pois vão ter que trabalhar mais uns 10 a 15 anos a mais kkkkk.
Anônimo disse…
Não é só isso, é apenas a ponta do iceberg. O que já descobrimos é que a grande questão é desativar o INSS e todo serviço médico/hospitalar público, já há cheiro de fritura e muitas Prefeituras do Interior já estão se mobilizando. Não é só questão da capitalização, mas , e se, quando se aposentar, o valor nem vai dar para pagar o Convênio Médico Particular ( já que não vai ter outra alternativa ).Esse é o tal "lucro" que o DD. Ministro da Economia tanto fala e ninguém entende !!!!
Dave disse…
Quando se tem uma classe que se valorizou muito em uma sociedade a outra é miserável, é a lei, o abismo entre os privilégios dos intocáveis da Brasília é uma catástrofe social onde a diferença só tem um lado que perde, os pobres condenados a serem miseráveis, ao fim da escala, abaixo de um salário mínimo que teria que ser próximo a três mil reais, é apenas 30% disso e ainda propõem reduzir enquanto do outro lado o acúmulo de até três gordos salários por ter suportado o peso de oito anos de trabalho duro em Brasília permanecem imaculados. O Brasil não existe, acabaram com o reinado dos Pedros e proclamaram a república, Pedro voltou para Portugal sozinho mas deixou a corte aqui, ela cresceu muito continua rica não e mais portuguesa agora é Brasiliénse, visão clara, o Presidente da Republica é um produto dos vícios de Brasília, entre ele continuar rico e o povo ser rebaixado, ele achou a solução imediata, os pobres serão miseráveis.
Rodolfo disse…
É uma vergonha essa elite nacional. Mais uma vez vem com o alarme catastrofista, segundo o qual, se a reforma da vez não sair, será o caos total. Foi assim com as privatizações, foi assim com a reforma trabalhista. Foi assim tb com o golpe de 2016. todos vieram e... nada! Agora tentam transformar a previdência na vilã da vez. Não é por causa dela que temos deficit. Vc já se perguntou pq não falam em economizar na dívida pública?
Anônimo disse…
Isso é puro terrorismo! Lembra o que diziam a respeito da reforma trabalhista! Cadê os empregos? Isso será mais uma lambada no lombo dos mais pobres.
Maringaense disse…
VEJA ONDE VAI O DINHEIRO DO MARINGAENSE:

https://www.facebook.com/paginahomeromarchese/photos/pb.1439949286275966.-2207520000.1551257037./2278474345756785/?type=3&theater
Thiago disse…
Você já fez a conta Messias? eu já fiz a minha e com esta reforma vou ter que trabalhar mais uns 16 anos a mais, estou ferrado.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.