Pular para o conteúdo principal

Mariele vive. E por que vive?


PORQUE MARIELE VIROU UM SÍMBOLO INTERNACIONAL DO COMBATE À VIOLÊNCIA

Muita gente fica intrigada e se pergunta: por que o assassinato da Mariele repercute tanto, se tantas Marieles morrem todos os dias sem que os crimes tenham qualquer destaque? Na crônica policial há crimes que entram para a história e suas vítimas se eternizam como ícones da luta contra a violência. Mesmo naqueles casos em que a vítima sobrevive, seu sofrimento acaba desfraldando bandeiras de resistência à bestialidade humana. É o caso, por exemplo, da Maria da Penha, que comeu o pão que o diabo amassou nas mãos do marido violento. .
Mariele é uma vítima emblemática, não de um crime comum , mas de um crime político, contra uma mulher, contra uma vereadora de luta, contra uma ativista de fibra e sobretudo contra a democracia. Quem a matou não queria apenas eliminar uma vereadora incômoda, mas queria sobretudo mandar um recado a todos os que se insurgem contra as injustiças sociais e contra a impunidade de homens e organizações criminosas.
É por isso que Mariele virou símbolo de luta, sobretudo de um momento político tenebroso, em que o discurso do combate a violência com mais violência virou marca registrada de um presidente eleito, que tem na bravata a síntese do seu pensamento e nas twitadas, o modus operandi do seu governo

Comentários

Kaka disse…
MARIELLE VIVE!
NOSSA MESSIAS, FOI DIFÍCIL ACHAR SEU BLOG, ACREDITO QUE MUITA GENTE NÃO SABE DESTE ENDEREÇO.
MESSIAS É MELHOR NÃO PERGUNTAR, QUEM GARANTE O RESTANTE DOS MORADORES DO CONDOMÍNIO DA MILÍCIA ASSASSINA DO BRAZIL!
SE INVESTIGAR BEM, PODEM DESCOBRIR QUE ALI PODE SER O "NINHO" DA BOSÓMILICIA DO BRAZIL!
DETALHE... O CARA ERA AMICÍSSIMO ÍNTIMO E DA COZINHA DO BOSÓNARO!
LA COSA NOSTRA AGORA VIVE EM CONDOMÍNIOS FECHADOS... PARA FUGIR DA BANDIDAGEM "COMUM"!
SORRIAM BRASILEIROS!
A MILÍCIA ASSASSINA E TRAFICANTE, ENFIM, CHEGOU AO PALÁCIO DO PLANALTO!
Irineu disse…
O condomínio Vivendas da Barra (Barra da Tijuca/RJ) onde mora o presidente e seu vizinho suspeito de assassinato, tem moradias em valores nada popular. Anúncio em site de venda de imóveis oferece casa no condomínio a módicos R$ 2.400.000,00. Valores pelo jeito bastante alcançável para um deputado federal (ex-militar) ou um policial militar reformados no país da laranja podre.
Wilson disse…
Aqui jaz
Rosa Luxemburgo,
judia da Polônia,
vanguarda dos operários alemães,
morta por ordem
dos opressores.
Oprimidos,
enterrai as vossas desavenças!

Desde o covarde assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes que estes versos de Brecht não saem da cabeça: “Oprimidos, enterrai as vossas desavenças!” O contexto histórico-social em que estiveram inseridas e a trajetória individual de cada uma são muito diferentes, mas, assim como Rosa, Marielle também era uma mulher incômoda para o poder dos opressores. Poderíamos, sem qualquer traição ao poema, parafrasear Brecht para honrar Marielle, negra da Maré, lutadora pelos direitos humanos na cidade do Rio de Janeiro. Muito se tem repetido sobre tudo que Marielle simbolizava a partir das identidades que reunia. Mas um símbolo só é justo pelo conteúdo que carrega. Marielle era mulher, negra, lésbica, mãe e também socialista. Era uma militante ligada aos movimentos sociais e ao mesmo tempo um quadro de partido. Vinda da favela, chegou à institucionalidade parlamentar sem negar suas origens. Criticava o sistema com radicalidade e defendia a efetividade dos direitos humanos. A riqueza da trajetória e da militância de Marielle, sem dúvida uma das mais promissoras das novas lideranças da esquerda brasileira, estava no fato de pertencer a vários lugares e não trair nenhum deles. Marielle era admirável pela sua própria singularidade de pessoa no mundo.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.