Pular para o conteúdo principal

Direita, volver!


DE VÉLEZ EM VÉLEZ, DE WEITRAUB EM WEITRAUB, O BRASIL CAMINHA EM MARCHA BATIDA 
 DE VOLTA AO SÉCULO XIX
Que nação pode ser, ou lutar para se tornar livre, se o seu sistema educacional não for voltado para o aprendizado e também para a formação da cidadania? Que novas e futuras gerações o Brasil terá, se a escola funcionar como quartel, que ensina a mesma lição, “de morrer pela pátria e viver sem razão”?
É exatamente isso que pretende o novo governo, sobretudo o presidente da república, que prefere soldados invés de estudantes e técnicos invés de pensadores, como se fosse necessário uma coisa eliminar a outra. Escola não é lugar de debate político , conforme a paranoia anticomunista do bolsonarismo que, levada a efeito na política educacional brasileira, poderá aproximar o Brasil muito rapidamente do século XIX.
É nesse contexto que navega hoje o Ministério da Educação, até ontem ocupado por um ministro descompensado e hoje, por um boquirroto, que pode entender muito de finanças (é economista), menos de Pedagogia.
Alguns articulistas de renome nacional, como Josias de Souza, da Folha de São Paulo, resgata uma fala desastrosa do substituto de Ricardo Vélez, Abraham Weitraub, sobre o ensino da Filosofia e da Sociologia nas escolas, inclusive nas universidades. “As universidades do Nordeste não deveriam oferecer cursos de disciplinas como sociologia e filosofia. Esses estabelecimentos deveriam priorizar o ensino de agronomia, em parceria com Israel".
E lá vem Israel de novo no discurso governista, para azedar ainda mais as relações do nosso país com o mundo árabe.
Vamos combinar, então, ministro, que Sociologia e Filosofia são disciplinas essenciais para darem ao aluno a oportunidade de desenvolver um pensamento crítico, sobretudo experimentar um pensar individual. Dá pra perceber pela maneira dele ver a educação que Weitraub tem o maior desprezo pela Ciência Social. Isso é grave, muito grave.
Mas fiquem frios, brasileiros e brasileiras, porque o filme “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” é CinemaScoope e portanto, tem muito mais tela.

Comentários

Décio disse…
Tem tanto ministro MERDA, que mais um não faz a mínima diferença.
Estamos FODIDOS e MAL PAGOS !
Irineu disse…
Um sujeito que diz não nasceu para ser presidente e conseguiu enganar 57 milhões de eleitores é demais. Capetão foi expulso e 28 anos de legislativo, e o povo votando sem ele fazer nada. Isto é Brasil.
Brasil, um dos poucos países do mundo em que o Governo é formado por panelinhas. A panelinha do Onyx, a panelinha do Moro, a panelinha do guedes, e a maior panelinha que é a do Bolsonaro. Daqui uns dias começa o Panelaço.
Renata disse…
"...Trabalho do senhor..."! kkkkkkkkkkkkkkk E Fabrício? E os R$ 40 mil? E os 24 mil, depositados na conta de Michelle? Precisamos de respostas! E Marielle? Quem mandou matar e por quê? Fora Corruptos e seus LARANJEIROS!
Anônimo disse…
Todos ja sabem que objetivo maior da (destruição)reforma é repassar arrecadação da previdencia aos "Banqueiros" atraves da capitalização, e os bilhóes que recolhemos no holerit ira para o "deus mercado" como poupança programada. Estamos em um Pais q não mais pertence a sociedade, mas a uma parcela abastada que suga o povo para manter previlegios, Aproveitam ao maximo terem retirado de forma anti democratica o partido popular do governo através do circo midiatico, e sugam td que pode do povo.
Thiago disse…

BOZO DECRETA O FIM DA FARMÁCIAS POPULARES.
A perversidade não tem limites. Essa coisa de aumentar expectativa de vida é coisa de países ricos. Idoso custa muito ao Estado. Se todos morrerem mais cedo, ainda se tem economia do pagamento das aposentadorias. Será que o Guedes fez essa conta? Ah, ainda se pode aumentar a mortalidade infantil com precarização da atenção básica e matar os jovens a tiros. Um espanto!
É engraçado, tudo que beneficia os mais pobres, está sendo desmontado desde 2015. A alegação é sempre falta de dinheiro. No entanto, para benefícios generosos a grandes empresas, aumentos de salários para o funcionalismo graduado, nunca falta dinheiro. Pobre povo brasileiro.
Todos os programas que visam beneficiar os menos favorecidos devem ser encerrados, pois são coisa de comunistas, esquerdistas, socialistas e outros istas.
Rumo ao século XIX disse…
A logica do Bozo é a seguinte: a educação pública no Brasil dá prejuízo, por isso precisa gerar lucros, assim como a saúde já enriquece uma casta milionária. Educação e saúde públicas são coisas de comunistas, ensina o teórico revolucionário da ultra direita, Olavo de Carvalho. Para isso é necessário a desvinculação da educação do orçamento obrigatório. A tarefa do recém nomeado ministro da educação consiste em articular a aprovação do orçamento sem vínculo com a educação e saúde públicas. Sobrando dinheiro público para dar aos mais ricos. Assim os recursos do orçamento da União sai da educação pública para o interesse de terceiros, ou seja, privados, investirem nos seus interesses, inclusive no mercado de capital. Assim como na previdência.
Mais desemprego, menos dinheiro circulando, mais pobreza. Comemorem eleitores de Bozo!
Hudson disse…
A situação do mandatário, é, periclitante, se não dramática, nunca explicou o cheque da dama, nunca apareceu o maior vendedor de mundo, nunca se gastou tanto com cartão corporativo, uma reforma que os beneficia, COM AUMENTO do seus salários, 2 ministros demitidos a força, Assim caminha o governo.

Um governo completamente perdido e desorientado seu governo é um barco à deriva no oceano. O governo não tem uma liderança nem na Câmara de deputados e nem no senado. Em 100 dias nada foi feito e olha que a oposição está calada . Parece muito com o governo Collor bem piorado.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema