Pular para o conteúdo principal

O cantor, o bispo e os ratos

              . Por Edilson Pereira (jornalista em Curitiba)


 Solidariedade a Caetano Veloso que mais uma vez foi atacado. Agora por um religioso. Dom José Francisco Falcão, bispo católico que celebrou no dia 31 de março missa em comemoração ao golpe militar. O absurdo já começa por aí. Uma celebração religiosa por algo que vitimou milhares de pessoas e produziu violência, tortura e censura contra as quais a CNBB lutou. O bispo disse que tinha vontade de "dar veneno de rato" para "aquele imbecil" do cantor baiano, que nos anos 70 disse que era proibido proibir. É por essa e por outras que o Brasil despenca a ladeira. Primeiro que é um absurdo um religioso de alta hierarquia da igreja falar em matar alguém por motivo político ou qualquer outro, quando deveria estar preocupado em pacificar o ambiente que já anda conturbado. Imagine se alguém que ouviu esta "preleção" resolva dar uma mãozinha pro bispo e se encarrega de colocar veneno de rato num alimento do cantor baiano? É muito mais simples e barato que derrubar aviões com ministro do STF ou com candidato a presidente da república. E as duas coisas já aconteceram. E, depois, são atitudes como esta que revelam o enorme fosso de setores da igreja católica com o resto da população e com o próprio destino do país, o que explica em parte a fuga dos fieis de seus templos e o exôdo maciço para seitas neo-pentecostais. Caetano anunciou que vai processar o bispo. É o mínimo que se pode fazer neste caso. A igreja católica deveria punir este sujeito. Não é só com pedofilia que a igreja católica acumula erros e desvios de seus propósitos originais. Fica uma pequena dúvida: será que o bispo já usou veneno de rato para eliminar outras pessoas? Como sabe da eficiência em seres humanos? Afinal, pela idade (54 anos) ele deve estar falando de algo de que teve experiência anterior, caso contrário seria leviandade. Não iria falar sobre isso sem saber se funciona ou não. Ou será que a convivência com ratos o remeteu a esta solução criminosa? Muitas perguntas. E nenhuma resposta. Seria útil que a Justiça cobrasse estas respostas.

Comentários

Thiago disse…
Existe esta ala da igreja católica que apoia os poderosos e que destilam ódio, mas também existem as alas que apoiam o povo pobre e perseguido, principalmente na luta pela terra onde vários padres foram assassinados, não preciso ir muito longe para citar padres que estão do lado dos pobres e dos trabalhadores, por exemplo o padre Sidney de Maringá e o padre João Cajurana de Sarandi.
Renata disse…
A mãe da virgem diz que não
E o anúncio da televisão
Estava escrito no portão
E o maestro ergueu o dedo
E além da porta
Há o porteiro, sim...
E eu digo não
E eu digo não ao não
Eu digo:
É! -- proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir...
Me dê um beijo, meu amor
Eles estão nos esperando
Os automóveis ardem em chamas
Derrubar as prateleiras
As estantes, as estátuas
As vidraças, louças, livros, sim...
E eu digo sim
E eu digo não ao não
E eu digo:
É! -- proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir...
(falado)
Caí no areal na hora adversa que Deus concede aos seus
para o intervalo em que esteja a alma imersa em sonhos
que são Deus.
Que importa o areal, a morte, a desventura, se com Deus
me guardei
É o que me sonhei, que eterno dura
É esse que regressarei.
Me dê um beijo meu amor
Eles estão nos esperando
Os automóveis ardem em chamas
Derrubar as prateleiras
As estátuas, as estantes
As vidraças, louças, livros, sim...
E eu digo sim
E eu digo não ao não
E eu digo: É!
Proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir...

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.