Pular para o conteúdo principal

Entre a ingenuidade e a má fé


O DEBATE SOBRE A REFORMA PREVIDÊNCIÁRIA E A POSTURA DE INDIGÊNCIA DA MÍDIA TRADICIONAL
--------------------
Impressiona, e chega a causar indignação, o comportamento canalha da mídia tradicional em relação à reforma da previdência. A reforma proposta por Paulo Guedes prevê uma economia de R$ 1 trilhão em 10 anos. Esse trilhão vai sair de onde? Vai sair do lombo do trabalhador. E por que o empresariado apoia de corpo e alma essa monstruosidade? Porque na capitalização, só o empregado paga, não há contrapartida do empregador e nem do estado.
Como se pode chamar isso de nova previdência? Previdência pressupõe segurança social, que o que expressaram os constituintes ao colocar na Constituição de 1988 o capítulo da seguridade.
A OIT divulgou um estudo dia desses sobre os 30 países que optaram pelo regime de capitalização para aposentadoria. Desses, 18 países voltaram atrás, porque concluíram, finalmente, que só quem ganha é o sistema financeiro.
É preciso que a pessoa seja muito ingênua (ou de má fé) para acreditar nessa narrativa da reforma como salvação da economia. O que estão fazendo é uma lavagem cerebral sem precedentes no país. Ora, porque não se vê em nenhum telejornal a fala de economistas que se posicionam contra a reforma. Só colocam pra falar quem é a favor e defende a PEC 6/19 como panaceia. Se houvesse um debate sério e se a mídia tivesse um comportamento minimamente imparcial sobre esse tema, Paulo Guedes já teria enfiado a viola no saco.
Outra coisa que me causa espanto, é a passividade das centrais sindicais diante de tudo isso. Os banqueiros e grandes empresários estão lá em Brasília apertando o certo sobre os parlamentares. E o que fazem as lideranças sindicais do país com suas centrais ? Nada, atoa na vida, apenas assistem ao massacre midiático.

Comentários

JC Cecilio disse…
Brasil tem a pior imprensa do planeta.
Anônimo disse…
Tá recebendo da JP Messias?
Anônimo disse…
Não censure comentário Messias senão vc vai ser conhecido com jornalista com j minusculo.... vai perder todo respeito....

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.