Pular para o conteúdo principal

O Brasil a caminho do abismo



Taxa de 13% de desemprego + nível de desocupação (soma do desemprego com a  subocuparão)  +  desalento dos que desistiram de procurar trabalho no mercado formal. A soma desses indicadores eleva a 25%  o nível de desemprego no Brasil, atingindo diretamente 28 milhões de brasileiros. Isso é uma tragédia que, na lógica do efeito dominó, reflete no crescimento da miséria (veja como anda aumentando a população de rua nas grandes e médias cidades) e impacta diretamente nas estatísticas da violência urbana.

O que o governo Bolsonaro tem feito para equacionar esse problema que é muito grave? Nada, absolutamente nada. O discurso é único: gira em torno da reforma da previdência, colocada na mídia como panaceia. Mas qualquer cidadão medianamente informado e não contaminado pelo bolsonarismo, sabe que  a PEC elaborada por Paulo Guedes e que já passou pela CCJ da Câmara Federal, é uma espécie de crônica da tragédia social anunciada.
O governo cria cortinas de fumaça para embaçar a visão do povo, que indo pra rua , pode fazer a diferença nesse debate. Enquanto isso, a oposição fica na moita, não por incapacidade de reagir, mas porque os espaços na mídia tradicional para o contraponto estão fechados. Enquanto isso, a bola de neve do desemprego está só que cresce e na esteira dessa tragédia, a violência explode e o recrutamento dos jovens para o tráfico de drogas pelo crime organizado pede passagem.
Não é possível imaginar que num quadro desses, o governo, que sót em agravado a situação, vá conseguir dar algum alento à população apenas com incentivo ao empreendedorismo individual e com seu discurso moralista, cretino e recheado de hipocrisia.

Não se trata de crítica de alguém de esquerda, trata-se de uma preocupação legítima de quem tem um mínimo de senso crítico e se exaspera com as ameaças claras ao estado de bem-estar social, que querem  desmontar para privilegiar o mercado financeiro, de onde vem o comandante máximo da economia brasileira.

emprego. Somados à taxa recorde de 25%, quase 30 milhões de desocupados. Não aprsentou nada para o setor produtivo, tem concentrado sua energia para destruir direitos como os que a reforma da previdência retira  do trabalho. Reduziu as lonhas de credito do BNDES,, travou a possibilidade dos bancos públicos investir no setor produtivo,certamente de olho na privatização, pararam com os programas de construção civil, como o Minha casa, Minha Vida que gerava muito empregos, levando empresas médias do setor a demitir, não há programas de saneamento, porque querem privatizar as companhias estaduais,

A oposição prepara uma pauta de projetos de retomada do crescimento,que o governo certamente vai rejeitar, e via exatamente porque o que estpá sendo gestado vai na contramão do desmonte do estado de bem estar social. Entre esss propostas, há prohetos de taxação de lucros e dividendos, propostas tributarias, de redução de juros,Mas o govern o coloca que não há outra solulão se não for a reforma da prev idencia.A politica externa do governo está levando o Brasil a perder contrados de exportação.
Passa por cima de parâmetros constitucionais. Não faz nada para combater a violência a não ser incentivar mais violência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.