Pular para o conteúdo principal

Palavras e gestos que retroalimentam a cultura da violência



Claro que o presidente não tem nada a ver com fatos horrendos como o que ocorreu ontem em Paracatu (Minas), onde um homem invadiu uma igreja evangélica , matou a namorada e atingiu outras três pessoas. Mas não dá pra ignorar que Bolsonaro insiste no discurso da violência, engrossando este caldo de cultura com atitudes práticas. É o caso da repetição exaustiva do seu característico gesto da arminha, que está levando muita gente a acreditar que só se armando conseguirá se defender da bandidagem. Como se não bastasse o discurso da violência, agora Bolsonaro institucionaliza a lei de Talião, editando um decreto que facilita a posse e o porte de armas de fogo, inclusive aquelas de altíssimo poder de destruição como o fuzil T4.Durante a campanha, Bolsonaro usou e abusou de gestos e falas a favor do “olho por olho, dente por dente”. Eleito e empossado presidente da república, não mudou o discurso de palanque, chegando ao ponto de editar um decreto que passa por cima de uma lei ordinária aprovada pelo Congresso Nacional, que é o Estatuto do Desarmamento. Considerando que o Brasil registrou mais de 60 mil assassinatos nos últimos 12 meses, é lícito pensar que Bolsonaro é hoje o maior difusor da cultura da morte no país.A sociedade está assustada com tanta violência. Violência que vem das ruas, por meio do crime organizado e se instala também no seio da própria família, onde uma cultura machista leva ao paroxismo a tragédia do feminicídio.

Comentários

Décio disse…
Os evangélicos em sua grande maioria votaram no Bozo, tai, a violência chegando nas igrejas.
Hudson disse…
Que fria! Grande parte dos 'evangélicos' apoiaram o Bozo, mesmo ele fazendo apologia a violência, morte. Como se vê os próprios estão sendo vitima do defenderam para o pais.
O Bozo vai deixar o Brazil igual os EUA, APENAS no aspecto da violência!
Nos EUA até se pode dar armas para criança de presente! Lá também é um dos países onde existe FREQUENTEMENTE um grande número de massacres. CONCLUSÃO quanto mais armas mais massacres!
O povo de "deus" que votou a favor de quem quer liberar a arma, castigo!!!
Anônimo disse…
Não foram as igrejas evangélicas que fizeram o sinal de arma dentro das igrejas em favor de um candidato à presidente? Não eram favoráveis à posse e porte de arma? Aproveitem e colham o que plantaram.
Kaka disse…
JAIR MESSIAS BOLSONARO É UM GENOCIDA QUE PRECISA SER ALIJADO DO COMANDO JUNTO COM TODO ESSE GOVERNO DE BANDIDOS,PSICOPATAS E INCOMPETENTES.
Servidor da UEM disse…
Fico vendo estes demagogos que vão na igreja toda semana e votarão no Bolsonaro porque gostaram das propostas e do que ele dizia, gente inocentes ou tão perturbadas quanto o Bolsonaro, gente que usam a igreja para encobertar as coisas eradas que fazem, são falsos moralistas, tenho pena desta gente psicopatas.
Desequilibrado Bolsonaro ele sempre foi. Disse que a ditadura deveria ter matado 30.000 - a começar pelo FHC, - que se um dia fosse presidente fecharia o Congresso, atacou a reforma da previdência do Temer e agora quer fazer uma mais criminosa ainda, ensinou criança de colo a fazer arminha, chamou parlamentar de vagabunda, disse que bandido bom é bandido morto, e por aí vai. Só não detectou sua insanidade quem é mais insano do que ele. Eu me pergunto, caso o filho dele realmente esteja envolvido com milícias, se ele ainda vai dizer que bandido bom é bandido morto. Para coroar tudo isso, recebeu um grupo de crianças no Planalto, com idade de 4 a 12 anos, no último sábado (visita encomendada por quem?) para gritar "ei, bolsonaro, eu vim aqui só pra te ver". Tá, a idade mental dele até que combina com os inocentes cooptados para essa cena bizarra.
Zé disse…
Armar a população é a solução. De "gente de bem" para bandido o caminho é bem curto, alguns centímetros do cano de uma arma. O problema do desemprego vai acabar logo, logo. Basta chegarmos em 14 milhões de homicídios, essa deve ser a meta desse governo insano.
Irineu disse…
De O Globo, agora há pouco:

Um quinto das famílias brasileiras já usa lenha ou carvão para cozinhar. São 14 milhões de lares preparando alimentos dessa forma, alta de 27% ou mais 3 milhões de domicílios nos últimos dois anos. No Sudeste a expansão foi maior, de 60%. Os dados são da pesquisa Pnad Contínua, do IBGE.

Ano passado, pela mesma pesquisa, era de 17,6% a parcela de lares que usam também lenha ou carvão no preparo de alimentos, 1,2 milhões de lares a mais que no ano anterior passando, no todo ou em parte, a abandonar o gás de botijão como fonte de calor.

O preço – que, no Rio de Janeiro, segundo levantamento feito dias atrás pelo jornal Extra, chegava a R$ 85 pelo botijão de 13 kg – tornou-se inacessível para quem ganha muito pouco.

Mais ainda para quem não ganha nada, porque desempregado.

Mas são os preços de “mercado”, que se danem a dignidade do ser humano, a qualidade do ar, a fuligem e a vegetação abatida.

É a modernidade…

o capitalismo selvagem já temos, agora estão se esforçando por "recriar" um homem primata, e piorado.
Jorjão disse…
Todos cristãos "amai ao próximo; dê a outra face; etc;etc;etc"

Tipo o pastor eleitor do Bozo cheio de amor que foi lá no teu perfil te xingar

Libera arminha q tá tudo resolvido, a bozada deve estar realizada.

Renata disse…
As igrejas evangélicas de hoje virou comércio descaradamente,os pastores só pensam em dinheiro e nas mulheres dos outros que ali frequenta. Uma vergonha geral. É melhor fazer oração em casa,no quarto do que frequentar esta pouca vergonha, sem falar que estas igrejas fizeram campanha para o traste do Coiso, pregando o odio.
Thiago disse…
Armas para o "cidadão de bem"... Isso é de uma estupidez absurda, tanto de quem fêz o decreto como de quem apoia. Quem é que vai dizer e determinar os que serão "cidadão de bem". O jovem que invadiu a escola e fez a matança (diga-se, com uma arma de menor poder de fogo) era um "cidadão de bem", sendo que não constava nenhuma ocorrência ou passagem pela polícia. O que invadiu a Igreja e atirou para matar, da mesma forma... Eu, sinceramente, tenho medo desses "cidadãos de bem". Principalmente, dos que se dizem "cidadão de bem" e votaram em Bolsonaro.
Julio disse…
E ainda prometem tirar 1,2 trilhões das mãos dos aposentados que não mandam dinheiro para os paraísos fiscais. dinheiro de aposentado é para comprar comida, remédio, roupas, ... que vai gerar emprego e lucro pra quem produz, ... É obvio que se a reforma da previdência passar a desgraça vai aumentar. Como diria meu saudoso pai "é melhor amarrar o dedo antes de cortar". Por quê não vamos p'rá rua? É a única forma de impedir a reforma.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.