Pular para o conteúdo principal

Deficit habitacional: a bola está com os vereadores de Maringá


Se nada mais for feito na área social daqui até 31 de dezembro de 2020, a administração Ulisses Maia já terá cumprido um importante papel no campo da habitação popular. O Projeto de Lei Complementar 1821/19 que transforma 21 lotes residenciais em Zona Especial para Habitação de Interesse Popular, é sem dúvida um avanço. Se aprovado pela Câmara, Maringá poderá estar dando um passo importante para resgatar uma dívida social, criada a partir da especulação imobiliária permitida e estimulada pelo Poder Público Municipal desde a primeira administração João Paulino Veira Filho e agravada de maneira dramática na gestão Ricardo Barros (1989/1992).
Há muito tempo escrevo  sobre esse processo de exclusão social, responsável direto pelo inchaço dos dois municípios vizinhos de Maringá, cujos perímetros urbanos já experimentam o processo de conturbação faz tempo.
Não estou inteirado sobre a tramitação do projeto no legislativo, mas pelo que depreendo da preocupação manifestada pelo Observatório das Metrópoles da UEM, a coisa anda meio parada. Não por outra razão é que a coordenadora Ana Lúcia Rodrigues enviou uma carta aos vereadores chamando a atenção para a importância da aprovação. Lembra que existe hoje em Maringá um déficit habitacional de 7,5 mil moradias e que atender a essa demanda é mais que uma questão humanitária, é uma questão mesmo de desenvolvimento da cidade. Os lotes inseridos dentro das ZEIS importariam em 15 mil unidades habitacionais e só a aprovação do referido projeto garantiria à Administração Municipal a possibilidade de dar um passo decisivo no processo de pagamento dessa gigantesca dívida social que Maringá tem para com a sua população pobre.
Ana Lúcia lembra que tal proposição “ foi precedida de estudos técnicos realizados pela SEPLAN e IPPLAM, sendo este o Órgão de Planejamento que assegura, do ponto de vista técnico, as informações necessárias e suficientes para que a Câmara tome as decisões com base em dados e estudos. Portanto, classificamos qualquer tentativa de retardar sua aprovação seja de forma deliberada ou por meio de subterfúgios visando ferir sua íntegra, como absolutamente injusta e desumana para as mais de 7 mil famílias que permanecem há muito tempo na fila de espera por uma casa em Maringá”.
A bola está nas mãos dos vereadores, que nunca podem esquecer que são legítimos representantes dos moradores do município e que é a eles que recorrerão ano que vem para renovar seus mandatos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.