Pular para o conteúdo principal

O Mercosul ameaçado pela vassalagem do Brasil aos EUA


BOLSONARO PODE IMPLODIR O MERCOSUL.
ISSO DEIXA PAÍSES VIZINHOS EM ALERTA 

-------------------------------

O Mercado Comum do Sul é um projeto de integração dos países sulamericanos, que são frágeis perante blocos econômicos poderosos, como o Mercado Comum Europeu. Por meio do Mercosl, o Brasil, que o lidera, tem força nas negociações comerciais em qualquer parte do mundo. Não foi por obra do acaso que nossas exportações cresceram muito nos últimos anos e em matéria de exportação de proteína animal, batemos de frente com qualquer grande país produtor do planeta. Mas tudo isso pode ir por água abaixo, porque mês que vem, o Brasil assume a presidência do Mercosul e Bolsonaro pode perfeitamente tentar alterar o mecanismo da chamada Tarifa Externa Comum.
Isso é previsível face a sua proximidade (e relações até afetivas) com Donald Trump . Um acordo de livre comércio com os Estados Unidos deixa o Mercosul praticamente inviabilizado. Os demais países do continente que compõem o bloco estão preocupados, segundo afirma o conceituado diplomata argentino Augustin Colombo.
Isso tudo em nome de que? Em nome do falso status de grande potência econômica que o presidente brasileiro acha que conquistará para o nosso país entrando pelas mãos dos Estados Unidos na Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico. Claro, criticar o ingresso do Brasil na OCDE não é coisa para leigo como eu, mas só pra ficar em um exemplo de contraponto, recorro (pasmem !) a um tucano chamado José Serra. É dele a avaliação: “O acordo feito por Bolsonaro para os EUA apoiarem a nossa entrada na OCDE é prejudicial ao país. Para isso o Brasil terá que renunciar o tratamento especial que recebe na OMC por ser país emergente. Perderemos, inevitavelmente, instrumentos de barganha ao abrir mão desse tratamento”.
O eventual ganho que o Brasil pode ter com o seu ingresso na OCDE não compensará os prejuízos causados pelo seu enfraquecimento na OMC. Some-se a isso o fato de que o governo brasileiro provocará o enfraquecimento do Mercosul (o momento da geopolítica mundial exige o contrário), se indispondo com outros países do continente, grandes parceiros comerciais, como é o caso da Argentina, que anda muito apreensiva com a vassalagem que Bolsonaro vem prestando ao governo de Trump., conforme deixou implícito o ex-chanceler Augustin.
Qualquer pascácio sabe que o Brasil é um país que atrai naturalmente grandes investimentos externos, sem precisar se prostituir desse jeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.