Pular para o conteúdo principal

Algo em comum entre os dois Paulos



Paulo Henrique Amorim era um jornalista premiadíssimo. Mas sempre corajoso e dizendo o que pensa, sofria pressão o tempo todo. A irmã dele, que mora na França e veio para o velório,  disse que PH não ficou abalado com o afastamento do Domingo Espetacular, da Record, porque já estava acostumado a ser punido pelas emissoras onde trabalhava, por conta de pressão de políticos por ele criticados. Ela lembrou que, quando estava na Band, PH foi afastado do comando de  “Fogo Cruzado” (por pressão do então presidente Fernando Henrique Cardoso),  pouco depois de ganhar um prêmio pela qualidade do programa de entrevistas. O que o teria abalado mesmo, foram  os cerca de 100 processos que recebeu por seus comentários ácidos no blog Conversa Afiada, contra lideranças políticas influentes. Sempre bem informado ele era um crítico ácido da direita brasileira. Ultimamente vinha  pegando no pé do  ex-juiz Sergio Moro, que para ele seria o principal responsável pela quebradeira da das empresas da construção civil pesada, caso da Odebrecht. “Se há corrupção, puna os corruptores e não as empresas”, dizia. 




A morte de Paulo Henrique Amorim guarda uma certa semelhança com o que ocorreu com Paulo Francis. Os dois chegaram a trabalhar juntos como correspondentes da Globo nos Estados Unidos , onde Francis morreu de infarto em decorrência da pressão que sofreu no final do governo FHC, por ter denunciado no programa  Manhattan Connection , da Globo News , um gigantesco esquema de corrupção no Petrobrás. O então presidente da estatal Joel Renó, que Francis chamou de porquinho,  processo o comentarista, que acabou condenado a pagar uma indenização de  500 mil dólares, hoje quase R$ 2 milhões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.