Pular para o conteúdo principal

João se foi. Chega de saudade...




POR QUE JOÃO? PORQUE JOÃO NÃO SE EXPLICA, É JOÃO,O "JOÃO DA BOSSA NOVA". 
------------------------------ 

Por que João Gilberto era João Gilberto? Por que a MPB deve tanto a ele? Por que o Brasil foi tão cantado lá fora graças ao baiano de Juazeiro? Quem o ouvia pela primeira vez não tinha a menor noção do tamanho desse cantor de voz mansa e de uma batida de violão muito próxima do samba. Ele quase não compôs, mas era uma espécie de Rei Midas da interpretação. Tudo que gravava era sucesso. Gravou 119 músicas, todas aconteceram.
A primeira música que ouvi de João Gilberto foi o Samba de Uma Nota Só. Não gostei, preferi a Míriam Batucada, que batucando numa caixa de fósforo não deixava quieto quem a ouvia. Mas, mesmo não entendendo bulhufas de música, fui domesticando meus ouvidos para obras primas como Retrato em Branco e Preto, Chega de Saudade e no Tabuleiro da Baiana. Adorei “O Pato”, que João Gilberto interpretou com maestria, inclusive o "quem, quem!!".
Qual o segredo de um intérprete de voz pequena? Talvez , como disse um crítico musical que não me lembro o nome, tenha sido “o sussurro hipnotizante, avesso à latinidade caricata que fazia os estrangeiros confundirem samba com salsa e bolero”. João traduziu para uma linguagem universal a riqueza poética e melódica da verdadeira Música Popular Brasileira.
Viva João, viva a Bahia que deu João para o mundo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.