Pular para o conteúdo principal

Digam 17, respirem fundo e façam arminha



Na ONU Bolsonaro atacou a imprensa, a ciência, as universidades. Mentiu sobre o Mais Médico e sobre a Amazônia. Ofendeu  o cacique Raoni, bateu na Venezuela (é como chutar cachorro morto), detonou Cuba e falou  que Sérgio Moro deu um chega pra lá na escalada socialista que ameaçava o Brasil. Fiquei pensando se ele falava numa assembleia geral da ONU ou se discursava para os seus seguidores nas redes sociais.
Em tempo: o discurso do presidente brasileiro piorou a situação do Brasil no cenário internacional e segundo vários analistas, inclusive diplomatas renomados, isso pode custar caro para a balança comercial do país. O agronegócio será a primeira vítima, com prováveis cancelamentos de contratos de exportação. Portanto, senhoras e senhores, ilustríssimos exportadores de commodities , vamos lá fazer arminha?

Comentários

Thiago disse…
O discurso do Bolsonaro é o material para análise mais rico produzido até agora por todo este período golpista. Nunca o mundo do golpismo brasileiro se revelou de maneira tão completa. Sintético e revelador, curto e grosso, uma explosão de enunciados farsescos e também de algum sincericídio. A partir da entonação típica de sargentos grosseiros a falarem para trêmulos soldados rasos, até o enunciado de cada frase, de cada palavra, tudo deve ser motivo de atenta observação e de sérios estudos. Cada mentira ali presente trai uma maneira particular de ver o país e o mundo, uma corrente subterrânea de apoios, um conjunto furioso e arrogante de ações moldadas para modificar a realidade em favor de uma ideologia espúria. Todos os pontos de vista mostrados ali são calçados em uma visão política fechada e vedada à democracia. Se o mundo está reto, é necessário entortá-lo impiedosamente. Planos, conspirações, fantasias ensandecidas, paranoias infantiloides, tudo está ali depositado, para objeto do atento exame dos estudiosos.
Anônimo disse…
Alô brasileiros !!!!! ,até quando continuaremos a provar que somos "pacientes e pacíficos"? o melhor dizer COVARDES .
QUAL É O NOSSO LIMÍTE???? SERÁ QUE A NOSSA COVARDÍA É TÃO INFINITA QUANTO A DELINQUÊNCIA EXPLÍCITA DE JAIR BOLSONARO ??????
Ana Lucia disse…
Discurso histórico e catastrófico do Bozo na ONU… Falando para o seu gado de Minios. Arrogante e atacando a mídia, educação e artistas como sempre! QUE vergonha.
A ideologia invadiu a própria alma humana’. Show de horrores as palavras do presidente brasileiro. Bolsonaro acusa a ‘ideologia’ de tramar a tomada do poder absoluto no Brasil quando na verdade é ele próprio quem ambiciona ser ditador do nosso país. É um ultraje.
Zé Roberto disse…
Show do horror é pouco para descrever Bolsonaro na ONU: alucinação ideológica, responsabilização de indígenas pelas queimadas, críticas ao Raoni, críticas à Macron, tábula rasa do ambientalismo, fundamentalismo religioso. Este delinquente deve sair da presidência.
Neto disse…
DEPOIS DO VEXAME que bolsonéro foi autor ontem na ONU, será que ainda tem eleitor dele que bate no peito nas ruas do Brasil e diz o "O BRASIL ACIMA DE TUDO"?.
Anônimo disse…
É muito importante que o mundo inteiro saiba que o discurso do representante brasileiro foi construído sobre falsas premissas e considerações inteiramente mentirosas. Não é necessário apontar e enumerar essas premissas, de tão evidentes que são. Entretanto, corremos o risco de que elas tenham sido absorvidas e acreditadas pelos militares, e parece até que o discurso foi dirigido especialmente para eles, para tentar travestir um governo entreguista e que está vendendo a soberania nacional por trinta dinheiros, em um imaginário governo que supostamente defende a soberania do país e que foi ofendido pelo mundo inteiro em seu suposto sentimento de patriotismo. O mundo precisa acordar para o que está se passando no Brasil, e o mundo precisa ajudar o Brasil nesta hora incrível. Os países europeus não devem ignorar nem menosprezar esta ameaça que paira sobre a Humanidade, porque ela não se esgota com Bolsonaro nem com nosso país. Se não nos ajudarem agora, exigindo que nosso país tenha eleições limpas e tenha um judiciário digno e íntegro, completamente obediente ao Estado de Direito e à Constituição, e que aja de modo imparcial e sem obediência a determinadas posições político-ideológicas, se os países da Europa não nos ajudarem agora com isso, então as próximas vítimas desta loucura anti-civilizatória serão eles mesmos. Esta monstruosidade que hoje por vezes até se mostra com aspectos risíveis e ridículos, tem todo o potencial para se espalhar pelo planeta inteiro e para desatar sua intrínseca índole de violência e aí então teríamos o fim do mundo.
Carmem disse…
Quais serão as consequências internas e externas do novo capítulo da novela Bozo contra o mundo?

Evidentemente será mais um passo rumo ao isolamento internacional do Brasil.

ESTAMOS FÚ...!!!
Wagner disse…
Messias, vale a pena ver este video do Bob Fernandes:

https://jornalggn.com.br/opiniao/na-onu-os-provincianos-do-rancor-por-rui-daher/

Irineu disse…
Se o discurso de Bolsonaro na ONU não causou grandes surpresas no público brasileiro, tanto aos que o apoiam (cada vez menos), quanto os que já se opõem a seu governo, o mesmo não se pode dizer de parte da imprensa e da própria burguesia que esperavam uma fala mais mediada, que pelo menos transmitisse a ideia de um governo comprometido com o meio ambiente. Expectativa, aliás, alimentada pelos próprios assessores do presidente nos dias anteriores. Não foi o que aconteceu.

O discurso de Bolsonaro foi um resumo das atrocidades propagadas por ele nos últimos anos, e em especial nos últimos meses quando recrudesceu seu tom bonapartista. Começa com a Fake News de Whatsapp de que o Brasil esteve “perto do socialismo”, passa pela história dos guerrilheiros cubanos disfarçados por médicos e pelo desplante de elogiar o golpe de 1964 dizendo que, com a ditadura, “resguardamos a nossa liberdade“.

Afora os arroubos autoritários e o discurso típico da ultradireita, como todo populista, Bolsonaro mentiu. E não foi pouco. Contou um verdadeiro conto de fadas no qual seu governo combate a corrupção, em que a economia cresce e o desemprego arrefece. Tudo muito longe da vida real, em que seu governo chafurda em denúncias de corrupção (nas quais ele mesmo faz um acordão com o STF para abafar), o desemprego continua desesperador na mesma medida em que disparam o trabalho precarizado e a renda diminui.

No momento em que a população se indigna com a morte da pequena Ágatha, fuzilada pela PM no Rio de Janeiro, Bolsonaro diz que seu governo combate a violência, num cinismo que só não choca tanto por sabermos bem como a sua canalhice desconhece limites.

Além das besteiras disparadas e o nacionalismo fake, que brada por soberania e contra o colonialismo, mas apoia a entrega e privatização do patrimônio nacional (e ainda diz “I love you” a Trump), o que significou esse discurso?
Bolsonaro: “I love you”. Trump: “Bom te ver de novo”. Foto: Alan Santos/PR

Uma guerra social que se aprofunda
O texto lido com dificuldade por Bolsonaro, que espremia os olhos para enxergar o teleprompter enquanto mantinha uma fala robótico, foi escrito pelo ministro Augusto Heleno (GSI), o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo (a ala mais maluca do governo ligada a Olavo de Carvalho), Eduardo Bolsonaro e, evidentemente, revisada pelo estrategista da ultradireita internacional, Steve Bannon.

O texto pode indicar o aprofundamento da política de Bolsonaro de manter e coesionar sua base de apoio, daí o fato do elogio a Sérgio Moro, ministro que está sendo sistematicamente fritado há meses pelo governo, mas que personifica parte significativa de sua base, a ala lavajatista. E também um aceno ao setor evangélico. Coesionar o setor duro do bolsonarismo mesmo que isso possa significar mais instabilidade pela frente, com a perda de apoio popular e, inclusive, de setores da própria burguesia que não são exatamente alinhados a essa política de ultradireita, ainda que tenham acordo com o programa ultraliberal levada a cabo pelo governo.

O que de mais grave aponta o discurso de Bolsonaro, porém, é o aprofundamento da sua política de terra arrasada, de destruição da Amazônia e genocídio das populações indígenas e dos povos da floresta. Sua intenção de privatizar todas as estatais e entregá-las ao grande capital estrangeiro. De recrudescer a violência policial, tal como Witzel, que produz cenas de barbárie como a execução da pequena Ágatha (de olho em 2022, Bolsonaro e Witzel competem para ver quem produz mais cadáveres). Sua política de aprofundar a guerra social contra os trabalhadores e os pobres, que vem provocando o caos no país. Isso tudo dito às claras, sem meios-termos, ao mundo inteiro.
Thais disse…
Vergonha acachapante! Havia pessoas com expressões de absoluta incredulidade, diante daquela figura patética a falar coisas espantosas, inauditas mesmo! "Governos socialistas que me antecederam..." Jesus do céu! Só ele viu e viveu sob o socialismo no Brasil! Não conheço mais ninguém! Meu Deus, o trem é doido e tá descarrilado!
O Bozo discursou para a Elite do mundo como se estivesse discursando para os animais que o elegeu. O Bozo é ridículo.
ele achava q estava em um debate, agredindo países é falando mentira, pela primeira vez na minha vida fiquei com vergonha de ser brasileiro.
Melhor assim, este discurso mostrou o que é o Brasil hoje e as intenções de destruir a Amazônia e dá-la às mineradoras. "Os índios agricultores" foi uma piada à parte
Pedrão disse…
O caso do Bozo é de internação, a lavagem cerebral que foi submetido na Agulhas Negras, cristalizou seu cérebro na década de 70.
Cidinha disse…
Discurso anacrônico.... Pobre de conteúdo, tosco e xucro....igual a ele, inclusive!!!! Porque os comunistas.... Porque os socialistas.... Porque Cuba.... Porque a Venezuela.... Porque a imprensa internacional.... Porque os globalistas.... Porque os ambientalistas.... Foi MAIS DO MESMO.. ..só que a nível internacional!!!!..... Isso é que dá colocar no mais alto cargo do país: Um desqualificado para o cargo.... Um ignorante.... Um sujeito sem sensibilidade para as questoes sociais e ambientais.... Um Tosco....um xucro!!!!
Adriana disse…
Discurso de um "não estadista", fomentador de discórdia, cuja base intelectual não existe, ou melhor é calcada no discurso daquele Sr Astrólogo que se diz filósofo! Estamos sendo governados por pessoas rasas, preconceituosas, beligerantes, com uma visão de mundo tosca...triste, lamentável. Olha, nem sei mais o que pensar. Sigamos juntos, nos fortalecendo, apoiando, conversando!

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema