Pular para o conteúdo principal

Uma ressonância magnética que assusta



O IBGE mostrou um quadro aterrador do Brasil de 2019. São 33 milhões de brasileiros ainda com carteira assinada, 12 milhões sem trabalho nenhum e 40 milhões vivendo de bico, sem qualquer proteção do estado, sem 13º. sem direito a férias, sem direito a descanso remunerado, sem perspectiva, sem nada.
Vamos lembrar que até 2010 o desemprego estava abaixo dos 5% , em 2014 a situação começou a piorar mas o país ainda vivia num regime de pleno emprego. Não adianta a conversinha de que isso é coisa de petista, porque não sou petista, nunca fui, nunca serei. Isso é coisa de quem tem memória, de quem pensa e tem capacidade, ainda que mínima, de compreender cenários.
O cenário atual é o pior que se poderia imaginar, sem dúvida um dos piores da nossa história republicana. Se você duvida, saia caminhando por qualquer cidade (pequena, grande ou média). Verá lojas fechadas, fábricas e armazéns abandonados e nos locais de ofertas de vagas, filas intermináveis de trabalhadores com um único sonho: arrumar um emprego formal, ainda que para ganhar mísero salário mínimo.
Essa é a dura realidade do Brasil da uberização geral e irrestrita, da violência assustadoramente endêmica, das desigualdades sociais chocantes, da volta de doenças que se imaginava extintas, como o sarampo. Bem vindo ao Brasil de 2019, o pais da terra arrasada, onde não demora e o presidente vai querer quebrar o termômetros (leia-se o IBGE) para estancar a febre, já totalmente descontrolada e oxigenada pelo discurso de ódio e pelo fundamentalismo de uma seita chamada Jair Messias Bolsonaro.


Comentários

Marcos disse…
Este povo vai para a informalidade por necessidade, para comer, comprar um remédio para os filhos e neste momento delicado da vida destas pessoas o poder publico não compreende e é cruel com este povo, é só ver em Maringá onde a prefeitura persegue cruelmente e covardemente estes trabalhadores.
Hélio disse…
Infelizmente votaram num presidente que não está nem para quem está desempregado a quer piorar mais ainda a situação dos que ainda tem emprego neste pais Estamos correndo um risco de todo mundo ir para os semáforos vender alguma coisa com o passar dos anos com esses políticos e uma parte da nossas elite atrasada. Já temos a reforma trabalhista para pagar pouco ao trabalhador e exigir muito.Esse pais só vai crescer quando o pobre for lembrado como consumidor e não como telespectador, mas enquanto isso não chega temos que derrotar o Bozo e o prefeito Ulisses que está perseguindo os autônomos de Maringá.
Anônimo disse…
Pra que tem duvida da situaçao, basta ir ao centro de Maringa e ver a quantidade de ambulantes vendendo de tudo, desde paçoca ate pimenta biquinho.Vi gente vendendo panela de pressao usada. Talvez por que a panela nao tenha mais serventia em casa.
Jorjão disse…
O Brasil ficou refém de um discurso liberal distante da realidade. Nossa imprensa, dominada por gente despreparada em análise econômica, faz uma lavagem cerebral na população, repetindo asneiras sobre o " Estado Mínimo ", uma enganação que imtersaa apenas a banqueiros e especuladores. Defenderam a reforma trabalhistae a Pec do Teto dos Gastos como salvação p o emprego. Depois do fracasso, apostam na a reforma da previdência. E a recessão só aumenta.
Carlos disse…
Concordo plenamente com os comentários do Marcos, Hélio, anonimo e Jorjão..ṕarabéns.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.