Pular para o conteúdo principal

A reforma da previdência e os urubus da mídia




Um dos crimes que se comete contra os trabalhadores nessa PEC de reforma da previdência que o Senado aprovou ontem é o nivelamento, por cima, do tempo de contribuição para todas as profissões. E as contas, feitas  tanto pelo  o governo quanto pelos os apoiadores da PEC, são  sempre em cima  do impacto fiscal no déficit  público, pouco importando se quem labora em atividades insalubres e de alta taxa de risco à vida, terá que contribuir por 40 anos (e não 25 como é hoje) .
O senador gaúcho Paulo Paim (PT-RS), um dos mais notáveis defensores da dignidade no trabalho, conseguiu sensibilizar um pouco os seus pares, ao defender em discurso emocionado um destaque que protege os vigilantes. Na esteira dessa fala, veio a possibilidade de outros destaques, como o que protege trabalhadores de minas subterrâneas, que quando chegam aos 40 anos de vida já estão só o pó da gaita, mas que pela proposta do governo, terão  que trabalhar até os 65. A maioria não precisará fazer isso porque certamente irá morrer antes.
Enfim, o que é prioritário na reforma da previdência é salvar as finanças publicas, como se elas estivessem colapsadas por culpa do trabalhador, que deixa sangue , suor e lágrimas em atividades braçais, com riscos sempre iminentes à sua saúde e à própria vida.
O que deixa a gente perplexa e indignada é a maneira fria como os analistas da reforma na mídia tradicional tratam a questão. Agora de manhã, ouvi o tal de Gerson Camaroti demonstrar estar tendo orgasmo diante dos microfones da CBN com o resultado da votação no Senado e sua torcida para que o destaque de Paulo Paim seja rejeitado na sessão de hoje. É um bando de urubus .
Mas calma que pode ter mais perversidade: depois de sancionada a PEC a ser aprovada hoje, virão PECs paralelas para piorar ainda mais a situação. Senão Propostas de Emendas Constitucionais, com certeza Projetos de Lei, que trarão da volta a discussão, por exemplo, da implantação no Brasil do regime de capitalização. Basta ver a tragédia que esse sistema produz hoje no Chile conflagrado, que o “Chicago Boy”  Paulo Guedes recomenda como exemplo a ser seguido.


Comentários

Irineu disse…
Do jornalista e historiador Juremir Machado da Silva, hoje, no Correio do Povo de Porto Alegre:

O neoliberalismo é uma ilusão simplória e nefasta. Já quebrou a Argentina duas vezes. Mauricio Macri chegou ao poder para liquidar o populismo gastador dos Kirchner. Liquidou o país. O Chile é a menina dos olhos dos neoliberais, que perdoam as atrocidades da ditadura do horrendo Augusto Pinochet por seus supostos avanços econômicos. A pátria de Pablo Neruda está novamente sob patrulha do exército para conter a fúria das massas. Motivo: ninguém suporta mais as desigualdades sociais alimentadas por décadas. Um país não é uma casa de família na qual só se deve gastar o que se arrecada. Tampouco deve ser cada um por si num Estado mínimo. O Chile em chamas tem toque de recolher e 15 mortos.

O ministro Paulo Guedes quer importar o modelo chileno para o Brasil. O jornal Folha de S. Paulo resumiu o caos instalado no Chile desta maneira direta e clara: “O descontentamento da sociedade com o sistema previdenciário chileno, administrado por empresas privadas, o custo da saúde, o deficiente sistema público de educação e os baixos salários em relação ao custo de vida acabou emergindo junto com os protestos sobre o preço do metrô”. O sistema de aposentadoria por capitalização resultou em idosos ganhando menos do que o salário mínimo e em altas taxas de suicídio entre os mais velhos. Tudo para que o setor financeiro faturasse muito.

O ciclo neoliberal parece esgotado. Deixa um rastro de miséria atrás de si. A desigualdade, como sempre, assombra a América Latina. O Equador explodiu. O presidente equatoriano teve de recuar no aumento dos combustíveis decretado para agradar ao FMI. O chileno deu para trás no aumento das passagens de metrô. Quando as massas rugem os neoliberais mandam as forças armadas às ruas e depois recuam para salvar os móveis dos palácios. Se a ditadura concentrada de Maduro na Venezuela desandou, as “ditaduras” difusas do rentismo nos países neoliberais, com o Chile na vanguarda, afundam também. A utopia chilena só tinha três problemas: educação, saúde e aposentadorias. As três juntas são chamadas de exclusão, mas aceitam o apelido de espoliação desenfreada e cínica.

O jornal francês Le Monde mostrou que o “oásis da região” era, na verdade, nas palavras do próprio presidente Sebastian Piñera, uma “bomba-relógio”, uma “panela de pressão” prestes a explodir. Era o oásis do sistema financeiro. Santiago, a bela capital chilena, foi tomada por barricadas. O desespero não pode ser medido pelo PIB. O “paraíso” neoliberal chileno foi construído sobre cadáveres, torturados e desaparecidos do regime de Pinochet, um dos mais bárbaros num continente acostumado à barbárie. Outro jornal francês, Libération, descreveu Santiago do Chile como uma “cidade muito poluída e engarrafada”. O cartão-postal era cheio de imperfeições. Por trás do cenário cantado em prosa e verso, a morte.

Portugal, governado pela esquerda, para onde parte da direita brasileira foge, desafiou o neoliberalismo da União Europeia e está de vento em popa. A Bolívia, do reeleito Evo Morales, é o país que mais cresce na América Latina. Gás e petróleo foram nacionalizados. Segundo a BBC, “as multinacionais tiveram que renegociar os contratos com a estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos para continuarem operando no país e passaram a pagar mais para explorar jazidas”.

Que atraso! Bom era o Chile.

Anônimo disse…
O que me deixa mais triste e desesperançado aqui no brazil-colônia (que poderia ser uma Nação) é que as pessoas da sala de jantar cultivam dois inimigos: o povo humilde e o funcionalismo concursado. Lógico que ajustes devem ser feitos, porém, aqueles que delineiam tais ajustes são venais e frios. Eles poderiam cortar na própria carne até para mostrar que estão solidários e que estão no mesmo barco que os mais humildes. Por exemplo, poderia o tal do Moro vir a público e dizer que dos R$ 38.000,00 de auxílio mudança ele utilizou 10 e doou 28 para alguma instituição de caridade. Poderiam alguns governadores burguesotes abrirem mão de 50% de seus salários para ajudar instituições de pessoas doentes. Poderiam juízes abrir mão de ao menos parte de seus inúmeros penduricalhos mas não. Toda essa caterva, salvo raras e honrosas exceções, são extremamente apegados ao vil metal. Como será que eles convivem com suas consciências, ao comparar suas vidas nababescas num lugar onde muitos nem tem o que comer???
Luiz disse…
O grupo Globo é hoje um conglomerado que extrai a maior parte do seu lucro do mercado financeiro. Engana-se quem enxerga esses serviçais como jornalistas. Nem Leitão é jornalista nem Globo Overseas é imprensa. Eles estão defendendo com unhas e dentes sua parte no butim trilionário do assalto ao pobre trabalhador.


Vargas disse…
POLICIAIS COM LICENÇA PRA MATAR FORA DA REFORMA,MILITARES GOLPISTAS TRAIDORES DA PÁTRIA TORTURADORES E ASSASSINOS FORA DA REFORMA,JUÍZES VENDEDORES DE SENTENÇAS FORA DA REFORMA,MINISTÉRIO PÚBLICO LEILOEIROS DE DENÚNCIAS FORA DA REFORMA,POLÍTICOS VAGABUNDOS FORA DA REFORMA,EMPRESÁRIOS SONEGADORES FORA DA REFORMA,BANCOS FORA DA REFORMA,O PARASITA SOCIAL AGRONEGÓCIO FORA DA REFORMA. ESSA REFORMA DA PREVIDÊNCIA É PARA QUE O POVO POBRE E TRABALHADOR CONTINUE ENCHENDO A PANÇA DE CANALHAS E SE DEIXARMOS PASSAR FOI ABOLIDA A LEI ÁUREA PARA TODOS;PRETOS,BRANCOS,AMARELOS,INDÍGENAS.

VAMOS A LUTA CONTRA ESSA GENTE RICA INIMIGOS DO TRABALHADOR BRASILEIRO!
Helio disse…
Quando nós nos rebelar-nos contra isso tudo, será PIOR,MUITO PIOR QUE ESTA SENDO NO CHILE!! E esqueçam crescimento de 2,5% em 2020...vamos continuar estagnados.
Décio disse…
EU QUERO VER a cara dos pobres de direita, que elegeram o bozo e sua turma e aplaudiram no escuro a reforma da previdência, os quais dependem da aposentadoria do INSS, quando vão quererê-la. Vão chorar em tom Americano.
Décio disse…
A conta chegou para os chilenos que viviam bem, com padrão de vida desejável e acreditaram na previdência sonhada por Paulo Guedes. Agora o sonho da velhice tranquila ficou apenas nos sonhos, estão pobres e caminhando pra miséria. O resultado hoje está nas ruas, o país caminhando pra guerra civil.
Décio disse…
Um governo que criou 20 milhões de empregos, não havia défice previdência. Pra chegar ao poder, destruíram a confiança e a economia do país, inventando um impeachment tabajara. O sofrimento maior vai ser da classe média que ao se aposentar vai diminuir o salário reduzir o padrão vida e com certeza vai sentir saudades dos bons tempos. Feliz daqueles que se aposentarem. Vc já imaginou a classe trabalhadora buscando emprego depois dos 55 anos e tendo que trabalhar no mínimo mais 10 anos ? Tenho pena daqueles que não são funcionários públicos e ricos. A velhice será apenas de muito sofrimento.
Thiago disse…
Quando João se deitou faltavam cinco anos para a sua aposentadoria e ele receberia 1.800 reais por mês. Acordou faltando dez anos e receberá 1.200. Disseram-lhe que é justo, pelos fim dos privilégios e por amor ao Brasil. Existem milhões de Joãos aplaudindo seus alghozes. Coisa do novo Brasil.
Anônimo disse…
Piñera está detonando a "reforma" que o Tchutchuca e o Pinochet fizeram no Chile, e pedindo perdão ao povo pelos governos terem permitido que ele fosse tão esfolado por trinta anos com esta desgraça. Já anunciou reavaliação das regras de aposentaria, para ver se detém a onda de indignação popular que tem por lema a máxima: "Nos tiraram tudo, inclusive o medo!". Piñera pensou no primeiro momento que poderia aproveitar a rebelião para dar um autogolpe e endurecer tudo tornando-se o Pinochet II, mas logo percebeu que isto não era possível, não havia a mínima condição objetiva para tanto. O Dragão da Maldade, com seus tanquinhos ferozes, era apenas uma lagartixa. Piñera ficou pianinho, e agora tenta resolver a farofada com a adoção de políticas sociais. Não adianta, os manifestantes já definiram qual é seu objetivo central: "Constituinte em Dois Mil e Vinte, por um Chile justo!". O equador também deixou de falar grosso, pelas mesmas razões. Estas lições bem quentinhas têm que ser muito bem entendidas pelos brasileiros.
Thiago disse…
O Brasil está no bico do urubu,

O urubu atende por bolçodória.

Seu comandante é a globo.

O chefe do chefe não reside aqui.

E nós estamos todos mortos e sem aposentadoria.

Alugamos o Brasil e ninguém vai pagar o nosso mingau.
Anônimo disse…
Globo News, Band, imprensa comprada.
Raimundo Nonato disse…

A imprensa brasileira sempre foi covarde, principalmente a Globo e a Globo News, dá nojo.
A aposentadoria será inatingível para muitos, que ficarão sem renda, currículos com 50, 55 e 60 anos vão para o lixo, 40 anos de carteira assinada é quase impossível, e o dinheiro do pobre irá financiar empresários exploradores a perder de vista e com juros irrisórios.

Comecei a trabalhar com 16 anos registrado até hj resumo vou ter que contribuir com 49 anos para se aposentar...com a idade mínima 65 Praticamente trabalhar meio século para aposentar...isso não é trabalho escravo???
Lucio Roberto disse…
Realmente, no momento, eu não sei bem o que se possa fazer !!! O fato é que a grande mídia sempre se coloca a favor dos “investidores”, dos detentores do poder econômico. Sempre louva e se posiciona a favor do “deus mercado”.

A campanha que a grande mídia está fazendo a favor da “reforma da previdência” chega a ser vergonhosa, incorporando e divulgado o discurso das grandes corporações, principalmente, das ligadas ao mercado financeiro.

Uma pergunta preliminar: se esta reforma beneficia o povo trabalhador, por que os patrões e grandes empresários estão totalmente a favor e os sindicatos e entidades ligadas aos trabalhadores estão radicalmente contra a reforma ???
Na verdade, os trabalhadores não são defendidos. Muito pelo contrário, são esquecidos e desprezados por esta imprensa hipócrita e classista.

Talvez muito se deva a que, na maioria das grandes empresas de comunicação, os jornalistas não são considerados trabalhadores, pois são “obrigados” a se transformarem em pessoas jurídicas, que apenas prestam serviços a estas empresas de comunicação. É uma burla à legislação trabalhista e um grande prejuízo à previdência social !!!
Tudo isto é do conhecimento das autoridades públicas, mas ninguém faz nada … Pura hipocrisia.
Com um povo com pouca instrução e sem informação crítica, como o nosso, o poder econômico “deita e rola”, formando, na opinião pública, a sua ideologia, a ideologia da classe dominante.
Mais grave do que distorcer os fatos relevante é escondê-los. A ocultação dos fatos não é percebida sequer pelo público mais atento e crítico. Isto é comum em nosso noticiário e só é descoberto por quem se socorre da mídia alternativa.
Importa salientar que estes jornalistas só convidam professores, previamente escolhidos, com o escopo de ratificar os seus comentários tendenciosos. Professores que querem se mostrar simpáticos à emissora …
Ademais, nos dias de hoje, a classe empresarial ganha grande ajuda e apoio das igreja evangélicas.
Desta forma, enquanto não se cria um instrumento legal e eficaz para regular a ética da imprensa, através de um organismo independente e plural, com total representação da sociedade civil, resta denunciar este descalabro e apoiar concretamente a imprensa alternativa.
Somente esta mídia alternativa, através da internet, mostra o que a grande imprensa oculta e critica os desmandos dos sistema econômico, sem o cinismo da falsa imparcialidade.

Não há imparcialidade quando, diante de um acontecimento absolutamente injusto e iníquo, a imprensa se limita a veiculá-lo e divulgá-lo, passando a ideia de que ele é meritório.
Estar do lado do mais fraco é eticamente desejável e busca o necessário equilíbrio nas relações sociais. Dar voz a quem não tem é democrático. Ficar do lado da justiça social e não de quem vive do trabalho alheio é ficar do lado da justiça e da maioria da população.
Emilia disse…
O "estadista" bolsonaro que se prepare.
Quando os efeitos do congelamento dos gastos em saúde e educação, da reforma trabalhista e da reforma da previdência atingirem o seu auge, o povo não terá mais nada a perder. Nessa hora, os extremos vão se encontrar. Os que apoiaram bolsonaro por ignorância vão perceber o que aconteceu. E vão partir para a briga. Cabeças vão rolar. De tudo quanto é lado. Salve-se quem puder. Isso que está acontecendo nos países vizinhos será fichinha perto do que vai acontecer no Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.