Pular para o conteúdo principal

Quem disse que o presidente não tem nada a ver com isso. Tem sim.



Incêndios na Amazônia e desastre ambiental no Nordeste do Brasil.
Entenda porque Bolsonaro tem culpa no cartório
----------------------------

Sim, Bolsonaro tem culpa pela aceleração do desmatamento e pela onda de incêndios que ameaça a selva amazônica;
Sim, Bolsonaro tem culpa pela extensão da tragédia do óleo cru no litoral nordestino.
Não seja precipitado para santificar o mito antes de se informar melhor sobre os fatos reais. Vamos a eles, para que, daqui a pouco você não chore diante do espelho ao lamentar: “Meu Deus, eu acreditei!”.
Sobre a Amazônia:
Até o macaco prego sabe que quem provocou as queimadas foram seguidores do “mito”, o pessoal do contrabando de madeira, da mineração e do boi, que havia ameaçado fixar 10 de agosto de 2019 como “Dia do Fogo”. Foi exatamente neste dia que a onda de incêndios começou. Todo mundo sabe que Bolsonaro desqualificou os dados do Inpe, destroçou o Ibama e o ICMbio e com sua narrativa fascista e predatória abriu caminho para a invasão de áreas indígenas.
Sobre o óleo
A Folha de São Paulo denunciou em manchete dia 12: “Governo extinguiu comitês contra desastres por óleo - Promotoria cobra Bolsonaro após maior desastre ambiental no litoral brasileiro”.
Hoje se sabe que tonéis de óleo encontrados nas águas brasileira, traziam  a marca da toda poderosa Shell. Mas para Bolsonaro a culpa é da Venezuela a cujo país ela jamais pedirá desculpa pela acusação precipitada e irresponsável.
Vamos e venhamos: extinguir comitês formados para se antecipar a desastres ambientais no mar, isto sim é criminoso. Some-se a isso, a lentidão do governo para minimizar os efeitos do desastre. Não fosse a disposição e a fibra de voluntários nordestinos que foram à luta para limpar as praias atingidas,  a situação estaria bem pior. O governo do ministro do meio ambiente falastrão, continua dormindo em relação ao problema, preferindo ao invés de agir pra valer e se for o caso até buscar ajuda internacional , ficar dizendo que o vazamento foi criminoso.
 Se foi criminoso ou não, se a Venezuela tem alguma coisa a ver com isso ou não, só uma investigação séria irá determinar. O que urge e muge neste momento, é a necessidade urgente de providências efetivas e não de falácias e agressões a esmo. Como a que Bolsonaro tem feito a governadores nordestinos, caso da recente grosseria praticada contra o governador de Pernambuco.
Os governadores do Nordeste reagiram, como já tinham reagido quando o presidente chamou os nordestinos de “paraíbas” e caluniou Flávio Dino, do Maranhão. “A irresponsabilidade do governo do ex-capitão afastado do Exército não tem limites. Governa o país como se fosse o síndico de um condomínio de milicianos na Barra da Tijuca, não respeita ninguém e arruma uma confusão atrás da outra para governar sozinho com seus filhos e áulicos”, devolveram os governadores do Nordeste em nota oficial, ao se solidarizarem com o colega Paulo Câmara.


Comentários

Anônimo disse…
O traste do Bozo está acabando com o meio ambiente.
Jorjão disse…
Governo omisso. Já tem 2 meses e até agora não tomou nenhuma providencia para minimizar os estragos. A limpeza das praias está sendo pelas prefeituras e voluntarios de forma precaria, sem planejamento, sem equipamento, sem seguranca. Populacao comum enfiando o pé e as mãos no "piche".

É hora de nos mobilizarmos para pedir a renúncia deste presidente. Um baita idiota sem chão. Não vou mais ficar contando os dias para o término deste governo incompetente. Por favor vamos nos mobilizar para ele renunciar. O meio ambiente pede socorro.
Thiago disse…
irresponsável, negligente, criminoso, é o mínimo que se pode afirmar de bolsonaro e seu "ministro do meio ambiente" que, aliás, já foi denunciado pelo MP de São Paulo por irregularidades. O descaso com o que está acontecendo no Nordeste brasileiro, cujos imensos prejuízos, não somente para o nosso eco-sistema mas para o economia, regional e nacional, visto que o turismo é uma das principais fontes de receitas daquela região, torna a atitude deste DESGOVERNO um CRIME.
Debora disse…
Dando sequência aos desmandos deste traste que se encontra no poder, Depois de botar fogo no Brasil, poluir nossas praias, exterminar com os direitos trabalhistas e previdenciários, extinguir a saúde, o ensino público e as universidades, entregar as estatais e o subsolo para as multinacionais, certamente iremos desembocar na insegurança completa das nossas instituições e finalmente o caos se instalará e o mito terá atingido seu objetivo final.

Depois de ofender os nordestinos(paraíbas),não contente mandou derramar óleo nas praias e acabar com a maior fonte de renda da região !!
Anônimo disse…
Quando vai aparecer alguém com sanidade mental para frear a destruição das Instituições do Estado. Considero culpado disso tudo empresários gananciosos que viram na eleição do Bolsonaro uma oprtunidade para fazer o Estado Mínimo e grátis. Uma utopia que vai custar caro até para esses apoiadores do Bolsonaro. A essa altura já deveriam estar torcendo por uma renúncia dele. Menos traumático para o país.

Infelizmente, um terço do eleitorado brasileiro é responsável pelo sofrimento de milhões de outras pessoas, da flora, da fauna, da Natureza em geral. Colocaram um idiota pretensioso para governar o Brasil. Com a conivência explícita da imprensa, dos empresários, do Judiciário, da Justiça de Moro, do Legislativo de Maia. O resultado? Somos governados por uma noz.
Zé disse…
Todos nós sabemos que ele nunca trabalhou. Ficou alguns anos no Exército e foi aposentado compulsoriamente, com a patente de Capitão, recebendo seu soldo pro resto da vida. Depois, parasitou o Legislativo Federal por longos 28 anos, apresentando, ao que nos é sabido, apenas 2 projetos de lei, e sempre se beneficiando, ao que tudo indica, do esquema das “rachadinhas”, com o qual construiu seu patrimônio pessoal. Depois, foi eleito presidente da República e continuará parasitando os cofres públicos por mais 4 anos, no mínimo…Conheceis a verdade e a verdade vos libertará…
Emilia disse…
Bolsonaro e a planta carnívora em que ele floriu não vão desaparecer da cena política enquanto essa maldita classe média emburrecida e orgulhosa não sair do marasmo em que se meteu e passar a se comportar como verdadeiros cidadãos brasileiros.
Eles são o escudo da elite. A elite não é nada se não tiver o apoio deles. Eles são os principais formadores de opinião das classes mais baixas, pois são seus empregadores ou seus supervisores imediatos. A maioria dos seus subalternos os respeitam e seguem suas orientações políticas.
Uma hora eles vão ter que se dar conta de que não são ricos, à medida que envelhecerem vão ter dificuldades para manter empregos e padrão de vida e muitas vezes, talvez na maioria das vezes, terão que ajudar no sustento de ascendentes e descendentes. Saúde e educação pública de qualidade, bem como todos os demais benefícios que são direitos constitucionais da população encontram-se em franca extinção. Eles não são ricos e nem vão conseguir ficar. Como vão pagar planos de saúde, estudos e tudo mais que é necessário para se ter uma vida digna? Correm o risco de, no final da vida, sofrerem ainda mais que os pobres, porque não foram acostumados a viver no limite da miséria.
Décio disse…
Vai ser difícil mudar a ilusão e o veneno criado pela pior mídia do planeta, desde os vintes centavos de 2013, mais 5 anos de Lava Jato com 24 horas de bombardeio sem trégua, quando se quebra uma empresa é preciso até mudar o nome da empresa, a ilusão - do moralismo, ante corrupção, comunismo, o social. minha bandeira jamais será vermelho, o Brasil não vai virar uma Venezuela - deixou sequelas na cabeça de milhares, não vai ser tarefa nada fácil abrir a mente, daqueles que quiseram ser enganados?
LIma disse…
Eu nunca senti isso por ninguém, nem mesmo pelos políticos mais escrotos da direita, mas gostaria muito de ver Bozo desaparecer da face da terra. Talvez numa nuvem de enxofre, carregado para as profundezas dos infernos, seu habitat mais apropriado. Mas imagino que nem mesmo Satanás queira conviver com esse lixo.
Irineu disse…
POR CHICO ALVES JORNALISTA DA UOL


Há quase 50 dias, Sidney Marcelino Silva não dorme direito. Desde 2 de setembro, quando as primeiras manchas de óleo grosso apareceram na praia de Porto de Galinhas e arredores, em Pernambuco, ele começou a alertar as autoridades. Diante da falta de resposta do governo federal, Silva passou a mobilizar moradores do litoral para que a própria comunidade fizesse a limpeza do mar e da areia.

O trabalho extenuante muitas vezes começa antes do nascer do sol e termina depois da meia-noite. Gestor ambiental e coordenador voluntário de um grupo que começou em 2008 a lutar pela preservação da natureza litorânea, o rapaz de 26 anos se mostra inconformado com a indiferença do Ministério do Meio Ambiente diante da maior tragédia ecológica do Nordeste. "Tudo isso poderia ter sido evitado se o governo federal tivesse atuado quando começamos a fazer os alertas", lamenta. Desde os primeiros sinais do vazamento nas praias, Silva acorda de olho no monitoramento que aponta o melhor local para fazer a limpeza.

Nos últimos dias, seu grupo e mais de 200 voluntários definiram Cabo de Santo Agostinho como a área indicada para o mutirão. O trabalho consiste em tirar da areia as placas de óleo e acondicioná-las em bolsas, recipientes de plástico ou galões de metal. A prefeitura se encarrega de levar o material para um aterro. No primeiro dia, acharam que as manchas eram originadas de vazamento de óleo de uma refinaria local.

No dia seguinte, quando apareceram numa outra praia, concluíram que era algo muito maior. "Fomos os primeiros a publicar as informações no Instagram, já no dia 3 de setembro. Desde o início, marcamos os órgãos ambientais responsáveis: Ministério do Meio Ambiente, Ministério Público, até o presidente da República", conta Silva. No dia 11 de setembro, enviaram ofício ao Ministério Público Federal. Até agora, não houve qualquer ajuda vinda de Brasília. O ambientalista diz que o governo estadual tenta fazer o monitoramento para acompanhar o movimento das manchas, mas não tem recursos adequados para isso.

As prefeituras também se dispõem a apoiar, mas a estrutura precária não é a ideal. O governo federal é realmente a instância que tem infraestrutura para atuar nessa emergência. "Só agora começam a mobilizar a Marinha, mas não há nenhuma embarcação off shore aqui para trabalhar nisso", diz. A população segue retirando no braço esses resíduos. Lidando com a substância tóxica, os voluntários correm riscos de saúde na tentativa de garantir não só a proteção do meio ambiente, mas a manutenção de sua única fonte de renda, seja pela pesca ou pelo turismo.

Ao criar há 11 anos, junto com amigos, o grupo Salve Maracaípe, Silva tinha o objetivo de lutar contra a invasão de áreas de preservação ambiental por empreendimentos imobiliários voltados para pessoas de alta renda. "Nunca imaginamos lidar com um problema dessas proporções", afirma. Para o ambientalista, a omissão do governo federal é desumana. "É preciso que os governantes cumpram o papel deles, não podem ignorar o país desse jeito", desabafa. "A esperança que fica é de ver o povo arregaçar as mangas para resolver o problema. Além do trabalho de limpeza, estão doando dinheiro para comprar comida e acessórios como luvas e botas.
A população está apontando o caminho da solução, falta o governo seguir".

Anônimo disse…
Tá bem o Bozó né?? Brumadinho, fogo no Amazônia, poluição nas praias! do Nordeste.
E o cidadão vai visitar (ou será fugir?) China Japão, Israel etc e etc.
Os brasileiros estão bem né!!!!
Chile, Equador, Peru ( E Argentina em pé de guerra)
Fred disse…
É muito forte o cheiro de podre que tem no governo do senhor bolsonaro.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.