Pular para o conteúdo principal

Sonho Estranho




                  Moacyr Luz

Sonhei que despertei
E me dei conta que acordei
Noutro país
Onde as pessoas tinham balas de fuzis
E o povo andava sem razão pra ser feliz
Era um país fora da lei
Sem diretriz
Embarcação sem direção
Tentando em vão
Colher a paz plantando a guerra

Confesso que senti
Muita saudade do lugar onde aprendi
A caminhar com as pernas tortas de Mané
E respeitar que cada um tem sua fé
A me encantar com a negra voz de Mãe Quelé
E pelas doces mãos de Cosme e Damião
Levar Jesus ao Candomblé

Nesse sonho ruim que eu me via
Nem a poesia falava por nós
Tantos versos sem ter melodia
Canção não havia
Ninguém tinha voz
E pisando meus pés no espinho
Cantava baixinho Nelson Cavaquinho
O Sol vai brilhar outra vez
Tirando a dor do caminho

Agora eu já não sei
Se foi quimera ou foi real
O que sonhei
Se ainda estou noutro lugar ou se voltei
Á velha pátria, mãe gentil
Onde eu nasci
Ou se ela, enfim, se transformou no que tá aí
Ando com medo de acordar nesse Brasil
Do sonho estranho que vivi

Comentários

Anônimo disse…
Belo texto...
Jorjão disse…
Pois é Jornalista Messias Mendes, o país está afundando espera 2020 para você ver, , são tantos projetos para castigar o povo, projeto, eles, os golpistas, têm. E vem pondo em prática, em movimento desde que impediram a presidência de Dilma, a candidatura e a provável eleição de Lula, através de um Golpe de Estado contra Dilma e da decretação da prisão de Lula. O único problema é que esse projeto econômico — que leva o simpático e genérico nome de "reformas" — só vai trazer mais destruição econômica, mais miséria, menos emprego, mais precariedade, menos direitos, menos oportunidades, mais concentração de renda, menos crescimento econômico. É um projeto baseado em premissas equivocadas movidas mais por preconceitos ideológicos do que por realidade ou ciência. Esse projeto é que determina e desencadeia o Golpe, o Golpe está a serviço desse projeto.
Zé disse…
Essa musica fala do Brasil que eu nasci e me criei, mas hoje como diz o titulo da musica é um sonho estranho. Meu Brasil foi bom, hoje é um lugar muito longe e assustador, mas esperança de pobre nunca acaba.
Irineu disse…
Simples, ou TIRAMOS O BOZO da presidência ou o Brasil será DESTRUÍDO!!! Bozo só está na presidência porque impediram LULA de concorrer. O PRESIDENTE POR DIREITO É LULA!!! IMPEACHMENT DO bozo, JÁ!!!!!!!! LULA LIVRE E PRESIDENTE!!!!!!!!!!!!

NEM PROGRAMA DE GOVERNO ele apresentou à sociedade. O povo não pensa, depois precisa ficar apanhando sabão no banheiro: Qual era a experiência de Bolsonaro - um ano repetido 28 vezes, por muitos anis ao lado do baixo clero, com, praticamente, "zero" de projetos; "fruticas", besteira, besteirol. DEU NISSO AI, E QUE É BOM O BRASIL, AGORA, DUVIDA QUE ELE SAIBA, SEQUER PARA USO PRÓPRIO. O QUE ELE TEM DEMONSTRADO QUE SABE: arrumar confusão; perseguir adversários; acoitar coisas mal feitas; agir ideologicamente; terceirizar os problemas, mesmo cercando-se de incompetentes. O Brasil está condenado a três anos de atraso. QUEM TIVER O QUE É SEU, QUE SEGURE.
Rodrigo disse…
E um maringaense está contribuindo para este sonho pesadelo que está passando o Brasil. Cada vez mais, imaginem a repercussão disso pelos correspondentes internacionais, o "marreco de Maringá" se afunda na lama da sua INSIGNIFICÂNCIA MORAL. Mostra-se, cada vez mais, o sub-humano que é pelas condições morais-ética-intelectuais. Acha-se acima de tudo e de todos. Lembram de Joaquim Barbosa, quase agredindo Levandovsky nas sessões do STF? JB era celebridade enquanto foi útil para criar a fantasia do "mensalão". Hoje JB sequer é chamado para opinar. Virou lixo descartável, o que é exatamente o futuro do marreco de Maringá.

Esse torquemada da araucárias não apenas se inspira, mas já dá mostras de querer ser um "brilhante ustra" do tenente bozo-miliciano a quem é subordinado. Notem que se em média e alta patente aquela ditadura horrenda pariu aquele que não só torturava e matava, mas também urinava e defecava nos rostos e bocas dos presos políticos torturados - esse criminoso da humanidade que foi brilhante ustra - o ditador de plantão e seu subordinado atual são ainda mais desqualificados, portanto capazes das mesmas, senão maiores crueldades com os presos sob custódia do aparato repressor de Estado cujo topo eles hoje ocupam.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.