Pular para o conteúdo principal

Jornal diz que feriados causarão prejuízo ao país e insinua que a culpa é do trabalhador



Acreditem, o jornal O Globo coloca na conta dos trabalhadores, que terão mais feriados em 2020 que em 2019, o prejuízo de R$ 4,8 bilhões que os Marinho preveem para o país este ano. O absurdo parte da seguinte constatação:
“O próximo ano terá 251 dias úteis, dois a menos que 2019, e o número de feriados em dias da semana será maior: serão 11 contra oito. Mais que isso, serão seis dias de folga que poderão ser emendados com sábado e domingo, contra dois em 2019. Esse efeito calendário terá influência na atividade econômica. O brasileiro vai folgar mais e trabalhar menos no próximo ano. A retomada do crescimento mais forte da economia em 2020 é esperada pelo governo, analistas e bancos”.
Já viu bobagem maior? Até parece que nos dias que antecedem e precedem os feriados, os empregados não são obrigados a intensificar a produção; o comércio deixa de vender o que sempre vende na semana. E a indústria do turismo não fatura mais do que o normal nos feriados prolongados? E o que dizer da indústria do entretenimento?
Fim de semana prolongado demanda mais material esportivo, mais bebida, mais um monte de coisa. Esse papo de que o maior número de feriados trava o desenvolvimento do país é de um ridículo atroz. Cacete, será que as concessionárias vendem menos automóvel na semana que tem feriado quarta ? Será que as Casas Bahia vendem menos fogão, geladeira e televisor na semana que tem feriado na sexta ou na segunda?
No fundo, no fundo, o que está por trás de análises sacanas como esta de O Globo é o desejo dos donos do capital de impedir que o trabalhador possa folgar mais do que eles desejam. Que merda é essa, sô?
Editoriais como este de O Globo só servem para reforçar a estupidez Bolsonaro-Pauloguedista , de que “é melhor ter trabalho todo dia do que ter feriado e não ter trabalho”.



Comentários

Anônimo disse…
Que coisa feia...pode esperar que em 2020 o povo vai as ruas como no Chile, ai eu acredito que os milicos de pijamas vão querer implantar uma ditadura, mas o povo não vai deixar e o pau vai comer e não adianta a esquerda ficar brincando de parlamento também para enganar o povo, é povão nas ruas.
Anônimo disse…
Os chutes sobre as perdas vêm de diversos lados e em cima da mesma falácia:

Pegam o volume estimado de faturamento do comércio e dividem pelo número de dias úteis.
Depois descontam desse valor o faturamento-dia correspondente a cada feriado prolongado, como se as perdas com as vendas não efetuadas nunca mais fossem recupera das..

Por que é um besteirol? Simplesmente porque se a loja estiver fechada no feriado, grande parte dos consumidores vai consumar a compra antes ou depois do feriado. É óbvio. Preciso de uma geladeira nova, mas como a loja estava fechada no dia em que resolvi comprar, nunca mais vou comprar uma geladeira nova.

Vamos a um exercício simples de lógica, começando pelo comércio.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.