Pular para o conteúdo principal

Pastor celebra o "Jesus da Gente" e nega que o Carnaval seja uma festa profana




O pastor Pastor Henrique Vieira desfilou na Mangueira interpretando um Cristo do povo, “o Cristo da gente” , que sintetizou o enredo da Estação Primeira. Ele admitiu ter ficado emocionado por poder representar uma das versões de Cristo na avenida, e criticou discursos violentos associados à religião. "Esse Jesus guerreiro, bélico, de arma na mão, que vigia os corpos das pessoas, esse Jesus cujo nome é usado para perseguir mãe e pai de santo, para destruir terreiro, violentar pessoas, não tem nada a ver. Andar desse jeito, colocar a roupa de um Jesus com pé no chão, um Jesus que ama o próximo, que não tem arma na mãe, que defende a partilha e que divide o pão, Jesus que vence preconceitos e celebra a diversidade, isso é um grito de liberdade. O que se tem feito hoje em nome de Jesus é uma vergonha. Jesus não tem nada a ver com  ódio, com preconceito, com violência, com vingança, com armas; Jesus tem a ver com esse povão que acorda 6h para lutar pelo pão de cada dia",.
O pastor  rejeitou o rótulo do Carnaval como uma festa profana: "Tudo que é feito em amor é sagrado; profano é aquilo que é feito na base do ódio, da intolerância, do desrespeito e do preconceito. Jesus sacralizou tudo. Tudo para Jesus era sagrado, porque tudo Jesus fez em amor. Então, Carnaval é uma festa sagrada também”.

Comentários

Ricardo disse…
Parabéns ao Pastor Hnerique, ele é um verdadeiro cristão, já estes apoiadores do Bozo miliciano, Esse povo que se diz "Cristão" nunca conheceu o amor, a fraternidade, a humildade e o perdão de Jesus.
Irineu disse…
Mangueira - Samba-Enredo 2020


[Enredo: A Verdade Vos Fará Livre]

Senhor, tenha piedade
Olhai para a terra
Veja quanta maldade
Senhor, tenha piedade
Olhai para a terra
Veja quanta maldade

Mangueira
Samba, teu samba é uma reza
Pela força que ele tem
Mangueira
Vão te inventar mil pecados
Mas eu estou do seu lado
E do lado do samba também

Mangueira
Samba, teu samba é uma reza
Pela força que ele tem
Mangueira
Vão te inventar mil pecados
Mas eu estou do seu lado
E do lado do samba também

Eu sou da Estação Primeira de Nazaré
Rosto negro, sangue índio, corpo de mulher
Moleque pelintra no buraco quente
Meu nome é Jesus da Gente

Nasci de peito aberto, de punho cerrado
Meu pai carpinteiro, desempregado
Minha mãe é Maria das Dores Brasil

Enxugo o suor de quem desce e sobe ladeira
Me encontro no amor que não encontra fronteira
Procura por mim nas fileiras contra a opressão
E no olhar da porta-bandeira pro seu pavilhão
E no olhar da porta-bandeira pro seu pavilhão

Eu tô que tô dependurado
Em cordéis e corcovados
Mas será que todo povo entendeu o meu recado?
Porque, de novo, cravejaram o meu corpo
Os profetas da intolerância
Sem saber que a esperança
Brilha mais na escuridão

Favela, pega a visão
Não tem futuro sem partilha
Nem messias de arma na mão
Favela, pega a visão
Eu faço fé na minha gente
Que é semente do seu chão

Do céu deu pra ouvir
O desabafo sincopado da cidade
Quarei tambor, da cruz fiz esplendor
E ressurgi pro cordão da liberdade

Mangueira
Samba, teu samba é uma reza
Pela força que ele tem
Mangueira
Vão te inventar mil pecados
Mas eu estou do seu lado
E do lado do samba também

Mangueira
Samba, teu samba é uma reza
Pela força que ele tem
Mangueira
Vão te inventar mil pecados
Mas eu estou do seu lado
E do lado do samba também

Eu sou da Estação Primeira de Nazaré
Rosto negro, sangue índio, corpo de mulher
Moleque pelintra no buraco quente
Meu nome é Jesus da Gente

Nasci de peito aberto, de punho cerrado
Meu pai carpinteiro, desempregado
Minha mãe é Maria das Dores Brasil

Enxugo o suor de quem desce e sobe ladeira
Me encontro no amor que não encontra fronteira
Procura por mim nas fileiras contra a opressão
E no olhar da porta-bandeira pro seu pavilhão
E no olhar da porta-bandeira pro seu pavilhão

Eu tô que tô dependurado
Em cordéis e corcovados
Mas será que todo povo entendeu o meu recado?
Porque, de novo, cravejaram o meu corpo
Os profetas da intolerância
Sem saber que a esperança
Brilha mais na escuridão

Favela, pega a visão
Não tem futuro sem partilha
Nem messias de arma na mão
Favela, pega a visão
Eu faço fé na minha gente
Que é semente do seu chão

Do céu deu pra ouvir
O desabafo sincopado da cidade
Quarei tambor, da cruz fiz esplendor
E ressurgi pro cordão da liberdade

Mangueira
Samba, teu samba é uma reza
Pela força que ele tem
Mangueira
Vão te inventar mil pecados
Mas eu estou do seu lado
E do lado do samba também

Mangueira
Samba, teu samba é uma reza
Pela força que ele tem
Mangueira
Vão te inventar mil pecados
Mas eu estou do seu lado
E do lado do samba também

Mangueira
Samba, teu samba é uma reza
Pela força que ele tem
Mangueira
Vão te inventar mil pecados
Mas eu estou do seu lado
E do lado do samba também

Mangueira
Samba, teu samba é uma reza
Pela força que ele tem
Mangueira
Vão te inventar mil pecados
Mas eu estou do seu lado
E do lado do samba também


Composição: Luiz Carlos Máximo / Manu da Cuíca
Décio disse…
Parabéns Mangueira e Pastor, O nosso maior trunfo contra os milicianos bolzonaristas é que eles acham que todos que não compactuam com este governo é comunista.......Excelente quem pensem assim......Ai, outros candidatos que não sejam esquerdistas de fato e de direito podem se aproveitar desta ilusão bolzonarista..Qdo perceberem, já era,,,
Flávio disse…
Parabéns pastor, "A verdade nos fará livres". O recado foi dado. Contudo, a cegueira mais severa é a intelectual.
Em tudo veem o que a escola não disse. O Messias era como Jesus era chamado. Leiam a Bíblia antes de fazerem criticas. Nunca se viu o Messias com arma na mão.
Anônimo disse…
A Bíblia é um documento Político, Cultural, Econômico, Social, Histórico, Filosófico... enfim, de acordo com grau de conhecimento você consegue adentrar nessa riqueza que abriga a Bíblia. Quem quer ficar só na revelação vai receber apenas o que procura. Jesus Cristo é diversidade está para tod@s.
Carlos disse…
O mau do mundo é a religião. Pela religião se mata, pela religião se explora, pela religiâo se separa. Como diz uma música do Ska-p "ignore toda religião que não lhe permita amar. Professe sua fé. Não sua religião. ELA É O MAl DO MUNDO.
Ana Lucia disse…
O enredo veio lindo.... mostrou mais Jesus do que muita igreja por aí.... me fez sentir vontade de ir pra igreja novamente e me fez sentir sdd de Jesus.... pensem nisso religiosos
Deusdete disse…
Pastor Vieira vc é um homem inteligente e um filho de Deus admirável. Quem não vê em vc a força da luz Crística é pq está imerso na escuridão e no obscurantismo. Não tenho uma designação religiosa, mas luto pelos ideais cristãos. Quem luta pela justiça sociai é um cristão. "Ama teu próximo como a ti mesmo, aí estão todas as leis e todos os seus profetas." Deus nos ilumine. Deus tenha misericórdia de nós todos. A mensagem de amor do Cristo está sendo destruída pelos vendilhões do templo.
Debora disse…
Os donos dos templos ricos espalhados pelo Brasil vão ficar loucos com.isso kkk
Jesus é de todos e para todos....salve Mangueira 🙏

Eu vi uma professora fazendo a interpretação da letra desse samba, fiquei muito emocionado. Acho que exalta o nome de Jesus e o poder que ele tem de ser onipresente dentro das realidades do mundo!
Alfredo disse…
O que a Mangueira fez em 2020 foi uma poesia que será lembrada por toda a eternidade pelas pessoas de bem não só no Brasil mais do Mundo também.
Vi o desfile da mangueira ontem, muito bom desfile, é Deus falando através de uma escola de samba.
Anônimo disse…
Desse jeito..., os desprezados levando a verdade, quem diria..., me assusta e emociona..., Nota 10 Mangueira, parabéns pela coragem de enfrentar os profetas da intolerância, como Cristo já disse, uso os pequenos para confundir os grandes, quanta lucidez no texto, creio que a verdade nos liberta e está dita em poesia, parábola, vai ser entendida por poucos, só iluminados compreenderam. Confesso se ouvisse, sem um bom comentário, talvez não entenderia, pela cegueira e preconceito que nos causa o Show de Truman religioso. Vamos ser livres...
Marly disse…
Mas como tem gente burra, Jesus ! Eles não conseguem interpretar nada, o mal dos CRENTES é achar que Deus é Deus só dos crentes Deus não ê católico nem evangélico nem espirita, se a mangueira quer falar de Jesus do jeito deles deixa eles falarem , naquele grande dia haverá mais rigor para os crentes doque para os mangueirenses !!!
Anônimo disse…
Meu Deussssss
A Mangueira vai ganhar de novo!!!
Está olhando para os pobres, como Jesus nos ensinou.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.