Pular para o conteúdo principal

Tirando o SE, ministro do STF gritou em nome das instituições democráticas





Oministro Celso de Mello manda à Folha mensagem que não poderia ser mais clara, apesar da rápida ressalva de que a situação “se confirmada” revela:
 “a face sombria de um presidente da República que desconhece o valor da ordem constitucional, que ignora o sentido fundamental da separação de Poderes, que demonstra uma visão indigna de quem não está à altura do altíssimo cargo que exerce e cujo ato de inequívoca hostilidade aos demais Poderes da República traduz gesto de ominoso desapreço e de inaceitável degradação do princípio democrático!!!”

Está nas mãos dele, Celso de Mello, o poder de cortar, em parte, as raízes que alimentam o monstro. Atestar a evidente ilegalidade que marcou os processos conduzidos por ele é, ao mesmo tempo, o dever de qualquer magistrado que se apegue ao cumprimento dos princípios legais como, também, um ato político a sinalizar que está fechada a porta do Supremo para um atrabiliário, que se não sabe guardar a lei processual menos ainda pode ser guardião da Constituição.
Cortes supremas, por definição, são políticas na mais alta acepção da palavra – sim, a política é arte e ciência do convívio humano!. E é um dever político daquele tribunal bloquear todos os caminhos de uma aventura autoritária.
    . Fernando Brito (Blog Tijolaço)

Comentários

Carlos disse…
O capitão não tem tanto apoio assim. Se tivesse, não haveria essa dificuldade de conseguir 400.000 assinaturas para criar seu partido. Até agora, ele conseguiu pouco mais de 3.000. E isso com pastores evangélicos exortando os fiéis a assinarem.
No carnaval, não vimos nenhuma escola fazendo enredo de apoio ao capitão. Aliás, bem ao contrário.
Nessas manifestações do dia 15 -- se é que elas vão ocorrer -- veremos quanto de apoio ainda sobrou para o capitão da casa 58.
Anônimo disse…
O problema do BOLSONARO é que ele pensa que pode fazer na VIDA PÚBLICA o que faz na PRIVADA.
Anônimo disse…
Bolsonaro está desmoralizado e precisa de passeatas pra apoia-lo.
O Brasil nessa crise insuportável, trágica e vergonhosa em todas as áreas, educação, saúde, agricultura, segurança pública, social, economia, enfim, estamos atolados num caos total, numa decadência escandalosa. Não interessa de quem é a culpa, não importa qual o partido de quem governou mal no passado, aliás, essa tática, essa estratégia de não resolver os graves e sérios problemas do Brasil, que deveriam merecer prioridade total do governo, e dizer que se "estamos mal, a culpa é dos governos passados", isso não funciona mais, não "cola" mais, perdeu a validade a muito tempo (na verdade nunca deu certo, esse argumento fajuto de quem é incompetente). Então, trabalho a favor do povo: Nada, nada, nada. O que a população pode ver são brigas, conflitos, ofensas, agressões, desacatos, desavenças, tumultos. Foi para isso que tivemos eleições no ano de 2018? Um aviso aos fanáticos e a todos que adoram idolatrar o que não está dando certo: Parem com isso.
Soteldo disse…
Nunca o povo brasileiro errou tanto ao votar em um chefe de milicia. Onde estão os empresarios que estão vendo fecharem suas industrias ? Apoiaram o golpe e agora ? Com esse cara na presidencia o pais vai ficar muito pior do que está, e o que pode ser pior, seu vice não é de confiança, que encruzilhada o povo analfabeto nos colocou, ha um grande perigo de virar uma guerra civil, as circunstancias estão a indicar, no futuro.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.