Pular para o conteúdo principal

Notícia ótima, desde que não relaxemos




A notícia é boa. Foi divulgada em primeira mão pelo blog Café com Jornalista, do amigo Luis Fernando Cardoso:


“Maringá largou na frente na adoção de medidas de quarentena, como o fechamento do comércio em 20 de março, quando o município tinha apenas cinco casos confirmados da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus e que já resultou na morte de 97,2 mil pessoas no mundo. Esse isolamento social antecipado – em relação a outras grandes cidades – foi determinante para o achatamento da curva de infecção pela covid-19. Contudo, o atual afrouxamento da quarentena é preocupante.
A constatação é de nota técnica do Observatório das Metrópoles da Universidade Estadual de Maringá (UEM) obtida em primeira mão pelo Café com Jornalista. O estudo foi realizado pela coordenadora do Observatório, Ana Lúcia Rodrigues, e pelos pesquisadores Brian Ribeiro de Melo e Carla Franciele Höring, que utilizaram o modelo matemático SIR (Suscetíveis, Infectados e Recuperados) o software R (R Core Team, 2019), com base em dados das secretarias de Saúde do Estado e do município.
As análises consideraram o número de casos confirmados da covid-19 no município, por dia, no período entre 18 de março (data da primeira confirmação) até 8 de abril. Nesta data, reunião de lideranças locais na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) decidiu pela reabertura da indústria e retomada da construção civil, a partir de segunda (13), fato que motivou o estudo do Observatório das Metrópoles.

Segundo o estudo, as medidas tomadas a fim de desacelerar a dinâmica do surto de coronavírus e garantir o tratamento hospitalar para a população se mostraram exitosas. No período analisado, a taxa média de transmissão foi estimada em 1,34 – ou seja, uma pessoa contaminada não chegou a transmitir o vírus para duas pessoas. "O valor é inferior à taxa média de 2,25 informada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para casos confirmados sem as medidas de isolamento social", diz a nota técnica.
Projeção de 100 dias
O Observatório também faz uma previsão da dinâmica dos casos suscetíveis, infectados e recuperados para um período de cem dias, de 18 de março (primeira confirmação) a 26 de junho. Se fossem mantidas as medidas de isolamento social, sem o afrouxamento da quarentena, o número máximo de casos confirmados em um único dia seria de 15.284. De acordo com o estudo, isso ocorreria em 17 de maio, 61 dias após a primeira confirmação de covid-19 em Maringá.
Caso tivesse prevalecido a vontade dos céticos, que tratam a covid-19 como "gripezinha", e nenhum isolamento tivesse sido adotado, a previsão para os cem dias (considerando a transmissão de 2,25 divulgada pela OMS) seria bem mais alarmante. No pior cenário, o pico de casos confirmados num único dia seria de 82.117 pessoas, e teria ocorrido em 4 de abril. Isto é, provavelmente, as unidades de saúde – públicas e particulares – da cidade já estariam saturadas, sem condições de atender todos os pacientes da covid-19.
A nota técnica permite a interpretação de que, com o afrouxamento da quarentena, com a indústria, o comércio e o setor de serviços abrindo gradativamente, Maringá terá um cenário de contágio intermediário, entre a melhor e a pior projeção traçada pelo Observatório das Metrópoles. Isso significa que as lideranças locais precisam estar preparadas para responder a um pico de contágio que, em algum momento, superará os 15.284 casos confirmados num único dia.

No estudo, o Observatório faz ainda a previsão do total de infectados ao fim do período de cem dias. Com as medidas de isolamento que vinham sendo adotadas, Maringá chegaria a 26 de junho com 196.593 pessoas infectadas. Sem o isolamento, na mesma data, seriam 361.565 habitantes com a covid-19”.

☕ Maringá vai reabrir indústrias em meio à pandemia. Não é precipitado?

A decisão tomada pelo prefeito Ulisses Maia (PSD), vereadores e lideranças do comércio e da indústria, naquela reunião na Acim, foi recebida com preocupação pelos pesquisadores da UEM. "Recebemos [a notícia] com muita apreensão e até mesmo frustração", diz Ana Lúcia. "Esse seria o momento de as lideranças políticas, econômicas e sociais se organizarem em defesa de um escalonamento racional, organizado, de contaminação [pela covid-19]. O contágio não pode ocorrer ao mesmo tempo, sob pena de assistirmos à tragédia de filas de cadáveres pelas ruas", adverte.



Comentários

Anônimo disse…
Parabéns ao prefeito Ulisses Maia.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema