Pular para o conteúdo principal

Por que o Papa Francisco virou bode expiatório da ultra-direita?




O tema é complexo e  por isso não me meto a entrar nesse debate. Mas por curiosidade, pesquiso  para tentar entender um pouco a origem dos ataques que vem sofrendo o Papa Francisco. O pontífice é chamado de uma das bestas do apocalipse em vídeos que viralizam na internet, compartilhados  principalmente por evangélicos neopentecostais, que se acham detentores do monopólio de Deus.

Compreender a motivação disso é missão para teólogos e filósofos,  mas por enquanto ouso  resumir : a origem dessa campanha difamatória vem do próprio clero conservador norte-americano, que aqui no Brasil encontra  respaldo de instituições religiosas de ultra-direita , algumas quase falidas mas ainda ativas,  como a TFP.

Francisco atrai a ira dos conservadores exatamente por conta das suas posições revolucionárias, de defesa intransigente dos fracos e oprimidos, o que aliás é essência do cristianismo. E acreditem:  por trás dessa estratégia de demonização do santo padre  está  ninguém menos de  Steve Bannon, o bruxo americano que ajudou a transformar o mega-empresário  Donald Trump em presidente dos Estados Unidos e o medíocre deputado federal Jair  Bolsonaro em presidente do Brasil. Isso explica, por exemplo, a guerra santa que picaretas da fé como Edir Macedo e Silas Malafaia vêm tentando fomentar em nosso país.

Comentários

Anônimo disse…
Isto é ódio puro doas bolsoninus, eles atacam todo mundo que é contra o Bozo.
Diego disse…
O Ministro da Justiça na época da Lava Jato era José Eduardo Cardoso, Petista, que teve a coragem de nunca interferir nem cobrar qualquer tipo de informação da PF, mesmo sabendo que Lula e outros membros do partido eram alvos. Sendo assim, o que faz Bolsonaro hoje não tem precedentes. Além de falastrão, mentiroso é sim um sacana. Enquanto cidadãos brasileiros morrem na pandemia ele está preocupado em proteger os filhos criminosos.
Carlos disse…
O fato é que evangélicos estão tentando impor suas ideologias em toda uma população através de leis, alegando uma falsa liberdade religiosa.
Digo falsa, pois manifeste sua religião (que não seja de alguma vertente cristã) e depois veja comentários e atitudes, é de se esperar muito preconceito, dó e a seguir proselitismo.

Ninguém taca pedra na cabeça de criança de outra religião por ser tolerante. Ninguém ataca templos de outras religiões por serem tolerantes. Ninguém desconsidera religião de outro por ser tolerante.

O que acontece aqui no Brasil, é um grande movimento de conversão forçada ao cristianismo (mais especificamente evangélico) através de leis moralistas.

Estado laico é um Estado que usa evidências, estudos sociais, conhecimento empírico científico para governar e não crença religiosa. Um Estado sem leis embasadas em religião, escolas sem viés religioso, é um Estado laico. Laicidade não é ateísmo, até porque não favorece ateísmo, pelo contrário, não favorece ninguém, pois este é o conceito de Estado laico moderno.
Em nossos tempos deveríamos ter um país que aceitasse outras crenças, ideias, debates e interações entre povos diferentes, mas estamos no caminho contrário, um caminho de repressão em que só se salva quem for religioso de alguma vertente cristã.
Ana Maria disse…
Silas Malafaia,Edir Macedo,Waldomiro Santiago,RR$oares e outros profetas de meia tiijela fazer parte do chamado Pentecostais pós-modernos.É preciso verificar essa nomenclatura(Gospel-Evangélicos).As igrejas históricas:Batista,Presbiteriana e outras,jamais se comportam desta forma,levantando o estandarte do ódio e da ignorância Bíblica.É bom que se diga que os grandes homens(estadistas)da história:Martin Luther King e outros,foram batistas que sempre estiveram à frente de causas humanitárias e contra essa onda de odio.O Grande Martin Luther King sempre foi a favor do direiro dos negros e sempre apologizou a união de todos.
Décio disse…
E é a mais pura verdade. Ser cristão é perdoar, mas o s evangélicos se dizem cristão e adoram Mamon, porque ser cristão não é fácil mesmo é enfrentar a cruz, vender o que tem e dar aos irmãos, perdoar sempre e ser da Paz. Você conhece algum evangélico assim??? Eu conheço os Malafaias, os pedófilos, os homofóbicos que se dizem evangélicos, mas pregam mesmo é o ódio e a busca do dinheiro.Vejam o que diz Tiago capítulo 5, 1-6 Ai de vocês, ricos!
* 1 E agora vocês, ricos: comecem a chorar e gritar por causa das desgraças que estão para cair sobre vocês. 2 Suas riquezas estão podres, suas roupas foram roídas pela traça; 3 o ouro e a prata de vocês estão enferrujados; e a ferrugem deles será testemunha contra vocês, e como fogo lhes devorará a carne. Vocês amontoaram tesouros para o fim dos tempos. 4 Vejam o salário dos trabalhadores que fizeram a colheita nos campos de vocês: retido por vocês, esse salário clama, e os protestos dos cortadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos. 5 Vocês tiveram na terra uma vida de conforto e luxo; vocês estão ficando gordos para o dia da matança! 6 Vocês condenaram e mataram o justo, e ele não conseguiu defender-se.
Hudson disse…
O problema dos evangélicos e o desrespeito a outras crenças, além da idiotização dos crentes induzidos por espertos que manipulam e roubam totalmente o direito de pensar e estar aberto ao conhecimento, ao controverso, o contraditório, e a imposição de seguir os falsos profetas.
Tiago Neto disse…
Acredito que Jesus muito mais, pois ainda há pessoas neste planeta que queiram combater a enxurrada de mentiras que os megapastores dizem em seu nome. Básicamente vc tem duas alternativas que as pessoas insistem em achar que é uma: ou vc crê em Deus ou crê no pastor.
Cássio disse…
Neopentecostais NÃO SÃO CRISTÃOS. Erguem. templos gigantescos, não pra Deus ou pra Jesus e sim pra Salomão!
Anônimo disse…
Satanás deve estar com inveja dos cristãos que andam aparecendo por aí!
Fabio disse…
Igrejas evangélicas serias nao se envolve em politica agora aqueles falsos pastores lideres políticos estes usam o evangelho para enriquecer.
Quando faz a leitura da Bíblia como os "irmãos" sugerem. Pode-se encontrar muitas inconsistências do pregado e escrito.
Irineu disse…
É possível que as manadas bolsonaristas comecem a desconfiar que este tal Donald Trump seja também um comunista.

Hoje, em seu briefing na Casa Branca, o presidente norte-americano disse que a situação no Brasil está se agravando e perguntou ao governador da Flórida, Ron DeSantis, se precisava “cortar o Brasil”, referindo-se aos poucos voos entre Rio e Miami:

“O Brasil tem um surto sério, como vocês sabem. Eles também foram em outra direção que outros países da América do Sul, se você olhar os dados, vai ver o que aconteceu infelizmente com o Brasil”

É óbvio que os Estados Unidos, com seus olhos bem abertos sobre o que se passa aqui, sabem que o cenário está evoluindo para – apesar das negativas das autoridades públicas – uma imensa desgraça, maior do que aquelas que não emocionam nem dão sentido de urgência ao Presidente, dedicado a treinar tiro ao alvo, nem aos gaguejantes neodirigentes do que deveria ser o Ministério da Saúde.

Afinal, quem está falando é o presidente de um país com mais de um milhão de casos e quase 60 mil mortes. Para ele achar que estamos indo mal é para entendermos que não temos pouca coisa pela frente.
Anônimo disse…
Para esses reacionários fanáticos, fantasiados de cristãos, até extintor de incêndio é comunista. As pessoas ruivas que se cuidem, pois correm o risco de serem queimadas em fogueiras por esses lunáticos ressurgidos dos esgotos da civilização.
Raimundo Nonato disse…
RECADO AOS EVANGÉLICOS QUE APOIAM AS POSIÇÕES DE BOLSONARO NO QUESTÃO DO CORONAVIRUS, QUE DIZEM QUE É APENAS UMA GRIPINHA, NÃO RESPEITAM O ISOLAMENTO, NÃO USAM MASCARAS E ZOMBAM DE QUEM TOMA TODO CUIDADO, VOCÊS ESTÃO SENDO SENDO ASSASSINO COMO BOLSONARO:

Não, eles não são imbecis. Nem incompetentes.

Eles são criminosos, frios e indiferentes, cúmplices e promotores da morte e do sofrimento humano.

“E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre​”, disse o presidente da República sobre os mais de 5 mil de seus concidadãos já mortos e aos mais de 70 mil infectados.

Berra ser cristão, mas é Pilatos.

Os três patetas postos à frente do Ministério da Saúde, numa “entrevista” sem perguntas, burocrática, pareciam cuidar de ser, como disse – na expressão feliz de Monica Waldwogel na Globonews – chefes de almoxarifado que sequer conseguem dizer o quanto de equipamentos teriam despachado, de forma vaga e imprecisa.

Nenhum deles – e destaco especialmente o cidadão da equipe de Mandetta que retirou o colete do SUS e gostosamente aderiu aos novos chefes – foi capaz de falar uma palavra sobre a necessidade de que a população se isole e se proteja.

Qualquer babaca, não precisava ser um dirigente da saúde, poderia estar ali para dizer que as pessoas lavassem as mãos.

Ele, como o general que não se preocupa com as baixas pesadas entre seu povo e um oncologista que não confronta o tumor cerebral que acomete o país e faz sua metástase sobre milhares e milhares de corpos não devem merecer piedade ou concessões.

Vestiram o uniforme nazista em fidelidade a seu Führer e não se importam em transformar o território nacional num campo de extermínio.

Era preciso parar já as grandes e médias cidades, para tentar reduzir a apenas dezenas de milhares o que serão centenas milhares de mortes.

Não temos os recursos para tratar, como têm os Estados Unidos, para tratar o milhão de contaminados que há por lá e, ainda assim, eles já têm 60 mil mortos.

Jair Bolsonaro e seus cúmplices – este é o nome – no Ministério da Saúde devem ser vistos como o que são, nesta batalha que travamos, quase indefesos, tento apenas a toca, a trincheira de nossas casas para resistir.

São, e deverão ser quando pudermos nos levantar, tratados como os criminosos de guerra que são.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.