Pular para o conteúdo principal

San Tiago Dantas e a nossa elite de merda




É atribuída ao jornalista, professor e advogado San Tiago Dantas, falecido em 1964 , a critica mais mordaz , porém consistente, que já se fez à elite brasileira (composta por grupos sociais que se julgam superiores, pois que detentores do capital). “A India tem uma grande elite e um povo de merda; o Brasil tem um grande povo e uma elite de merda”, cunhou Dantas.
Elio Gaspari resgata em artigo publicado na Folha de São Paulo uma fala na mesma linha, que Tancredo Neves escreveu mas não leu, porque foi para o Hospital de Base antes da posse que não tomou. “Temos construído esta nação com êxitos e dificuldades, mas não há dúvida, para quem saiba examinar a História com isenção, de que o nosso progresso político deveu-se mais à força reivindicadora dos homens do povo do que à consciência das elites”.
Essa pandemia está mostrando que tanto San Tiago quanto Tancredo estavam cobertos de razão. Com raríssimas exceções, os barões da medicina privada, da indústria, do comércio e do mercado financeiro, por exemplo, estão neste momento com suas cabeças enterradas na areia, esperando a tempestade passar. Enquanto isso, aplaudem medidas absurdas do governo Bolsonaro, que ajudaram a eleger, ferrando justamente aqueles que construíram o progresso econômico e social do país – os trabalhadores.
Em tempo: aí se deve incluir também os barões da mídia, sobretudo a mídia eletrônica, que criticam timidamente a pusilanimidade do presidente, mas apoiam sua política econômica socialmente desastrosa.


Comentários

Anônimo disse…
Você viu a Cocamar, Havan, Lojas Riachuelo, ACIM darem dinheiro para construir hospitais de campanhas, comprar respiradores?

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.