Pular para o conteúdo principal

O vírus e o verme

           Por Marília Moreira



Era uma nação solar.
Seus habitantes coloriam suas mazelas com estampas felizes, acalentavam suas dores no embalo da música e expeliam as suas angústias em gritos de “gol!”
Era um povo alegre, dizia-se, o sorriso rasgado colado ao rosto, o corpo sempre entregue, aberto ao abraço, ao molejo da dança, à malícia do sexo. Um povo voltado para o outro, supunha-se, voltado para fora, eufórico.
Era, no entanto, um país de avessos, de sombras profundas ocultas pelo brilho ardido de uma alegria de spot light. E na superfície o riso, na superfície o gozo, na superfície o sol a dourar a casca e a ofuscar os olhos.
E então, veio o vírus. E com ele o imperativo de um isolamento forçado. Os festivos habitantes daquele país iluminado foram obrigados a encerrar-se em suas casas, a abandonar tudo ou quase o que os fazia vibrar. Cancelaram-se as partidas de futebol, os encontros no boteco, as idas à praia, o churrasco, as compras, os encontros, as festas. A assepsia constante das mãos e das coisas parecia limpar também os últimos vestígios daquela tal felicidade.
Alguns mergulharam nos livros. Os que puderam, no trabalho. Outros encontraram um frio refúgio no universo virtual. Os que estavam com suas famílias, uniram-se, brigaram, ajustaram-se. Por vezes, mataram-se. Todos, sem exceção, viram delinear-se, nas paredes de suas retinas, as sombras, aquelas, antes ocultas pelo excesso de luz e que agora, como a esfinge de Tebas, ameaçavam devorar todos aqueles que não fossem capazes de decifrar o seu enigma.
Diante do escuro, o medo germinava no intestino dos homens, entranhava-se nas vísceras, corroía os tecidos, penetrava nos ossos, nos órgãos, nas células, agarrava-se a garganta, dilatava poros e pupilas.
Poucos, muito poucos tiveram meios de decifrar o mistério das sombras.
É que antes do vírus, veio o verme. Silenciosa e lentamente o verme havia de instalado no interior de muitos e sugado tudo, ou quase, o que os constituía como humanos. Ninguém viu quando o verme deixou os corpos através dos excrementos, uniu cada uma das suas parcelas nos fétidos subterrâneos do país e ganhou corpo, corporificou-se, personificou-se na abjeta figura de um falso líder messiânico em quem as pobres pessoas, esvaziadas de sua humanidade, podiam, enfim, verem-se espelhadas.
Desprovida de coerência interna, a população não percebia a absurda incoerência dos discursos vazios que o verme, feito líder, expelia através de sua boca imunda. Despojada de seu altruísmo, pessoas ditas “do bem”, não se importavam com as ofensas e ameaças que Ele fazia aos outros, às minorias, a qualquer um que não fosse um “eu”, ou por vezes até mesmo a esse “eu” que, não obstante a completa falta de erudição ou mesmo de elaboração daqueles discursos, pareciam incapazes de compreender o mínimo conteúdo ali contido: ódio, violência, destruição.
“Vamos acabar com tudo isso aí, tá ok?” – vomitava o verme.
“Tá ok! Tá ok! Tá ok! Tá ok! Tá ok!” repetia a população em eco, balançando mecanicamente as cabeças, sem se dar conta de que “tudo isso aí” incluía cada uma dessas cabeças, seu futuro, seus sonhos, sua liberdade, sua instrução, sua cultura, sua dignidade, enfim, tudo aquilo que os qualificava como humanos.
As sombras cumpriram a promessa e devoraram todos aqueles que não foram capazes de decifrar o seu enigma.
Aos que não sucumbiram coube ver aquela nação solar mergulhar nas trevas, assolada a um só tempo pelo vírus e pelo verme.
O vírus, apesar de toda a sua malignidade, restituiu a muita gente a generosidade, a compaixão, o poder da reflexão, o senso de coletividade, a capacidade de olhar para o outro, para si e para o mundo num sentido amplo.
O verme, por sua vez, aquele mesquinho, vil, execrável verme, que de tão repugnante, nem o vírus ousava tocar, trouxe apenas miséria, destruição e dor.
Ainda não é conhecido o final dessa história. Ouvi das sombras que se espera do verme que ele acabe por corroer as suas próprias entranhas.
Marília Moreira é atriz e autora das peças teatrais “Além da imagem – um réquiem para Marilyn Monroe”, “Andanças de uma lagartixa” e “Língua de Boi”. Também escreveu o livro de poemas infantis “Lia e o feitiço da palavra”, pelo qual recebeu o prêmio FNLIJ de escritora revelação.


Comentários

Anônimo disse…
Bolsonaro é um demonio assassino e seus seguidores vão para o inferno com ele.
Carlos disse…
mesmo depois de mais de mil mortes mo Brasil pelo coronavírus Bolsonaro ainda continua banalizando a vida dos brasileiros e chamando as pessoas para as ruas e atrapalhando no combate contra o coronavirus o povo ainda sofrerá muito com pico da pandemia no Brasil E o desgraçado do Bolsonaro apenas comemora as vidas perdida que Deus nos proteja.
Zé disse…
Jair "Genocida" Bolsonaro - "E DAÍ!" 28/04/2020.
Bolsoninus são idiotas, Vocês parecem adolescentes falando da Ex, supera cara, o Lula não é mais presidente, agora cobrem do atual. Acusar o Bozo de ser um completo imbecil não significa que apoiamos o PT.
Bolsonaro e seus seguidores cegos não têm nenhum sentimento de empatia com quem morre. Ou são psicopatas ou fanáticos atrás de um (o que no fim das contas dá no mesmo).
Raimundo Nonato disse…
RECADO AOS EVANGÉLICOS QUE APOIAM AS POSIÇÕES DE BOLSONARO NO QUESTÃO DO CORONAVIRUS, QUE DIZEM QUE É APENAS UMA GRIPINHA, NÃO RESPEITAM O ISOLAMENTO, NÃO USAM MASCARAS E ZOMBAM DE QUEM TOMA TODO CUIDADO, VOCÊS ESTÃO SENDO SENDO ASSASSINOS COMO BOLSONARO:

Não, eles não são imbecis. Nem incompetentes.

Eles são criminosos, frios e indiferentes, cúmplices e promotores da morte e do sofrimento humano.

“E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre​”, disse o presidente da República sobre os mais de 5 mil de seus concidadãos já mortos e aos mais de 70 mil infectados.

Berra ser cristão, mas é Pilatos.

Os três patetas postos à frente do Ministério da Saúde, numa “entrevista” sem perguntas, burocrática, pareciam cuidar de ser, como disse – na expressão feliz de Monica Waldwogel na Globonews – chefes de almoxarifado que sequer conseguem dizer o quanto de equipamentos teriam despachado, de forma vaga e imprecisa.

Nenhum deles – e destaco especialmente o cidadão da equipe de Mandetta que retirou o colete do SUS e gostosamente aderiu aos novos chefes – foi capaz de falar uma palavra sobre a necessidade de que a população se isole e se proteja.

Qualquer babaca, não precisava ser um dirigente da saúde, poderia estar ali para dizer que as pessoas lavassem as mãos.

Ele, como o general que não se preocupa com as baixas pesadas entre seu povo e um oncologista que não confronta o tumor cerebral que acomete o país e faz sua metástase sobre milhares e milhares de corpos não devem merecer piedade ou concessões.

Vestiram o uniforme nazista em fidelidade a seu Führer e não se importam em transformar o território nacional num campo de extermínio.

Era preciso parar já as grandes e médias cidades, para tentar reduzir a apenas dezenas de milhares o que serão centenas milhares de mortes.

Não temos os recursos para tratar, como têm os Estados Unidos, para tratar o milhão de contaminados que há por lá e, ainda assim, eles já têm 60 mil mortos.

Jair Bolsonaro e seus cúmplices – este é o nome – no Ministério da Saúde devem ser vistos como o que são, nesta batalha que travamos, quase indefesos, tento apenas a toca, a trincheira de nossas casas para resistir.

São, e deverão ser quando pudermos nos levantar, tratados como os criminosos de guerra que são.
Décio disse…
já estão discriminado brasileiro no exterior como se fossem os que estão passando o vírus por causa do Bozo... mas, vendo as notícias que vem do Brasil, eles não estão de todo errados... brasileiro não é sério, não obedece as normas, só quer se dar bem.... e vai se dar mal!

talia esta em lockdown total por quase dois meses e ainda morrem muitos todo dia. Brasileiro ainda acredita que sem uma quarentena forte o virus vai passar e tudo vai voltar ao normal em pouco tempo.. Quanta ilusão.

Samuel disse…
OS BOLSONARISTAS, SÃO UM BANDO DE LOUCOS. TEM DIARREIA NO CÉREBRO. VIVEM DO ÓDIO QUE PREGAM. ABAIXO AOS BOLSOMINIOS. TEMOS QUE VARRER O BANDIDO DO BOLSONARO DO PLANALTO. É A VERGONHA DA NAÇÃO BRASILEIRA. !!!!!!!!! FORAAAAA BOLSONAROOOO !!!!!!!!!!!!!!!!!!. ESTAMOS NUMA DEMOCRACIA, TEMOS DIREITOS DE NOS EXPRESSAR , É UM DIREITO DE TODOS. NÃO PODEMOS ACEITAR CALADOS, ESTA DITADURA QUE ESSES RATOS QUEREM IMPOR , USANDO A NOSSA BANDEIRA ESSES DESORIENTADOS NA VIDA, ENVERGONHAM A NAÇÃO . VAGABUNDOS !!!!!!, CANALHAS !!!!!, ARRUACEIROS !!!!!!! FILHOS DO DIABO !!!!!!!!! . RESPEITEM NOSSOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, E AS VIDAS QUE SE PERDERAM COM ESSA PANDEMIA E QUE ESTÃO SE PERDENDO.. É INADMISSÍVEL ASSISTIRMOS ESTE ATAQUE A DEMOCRACIA.
JC Cecilio disse…
excelente reflexão deste momento.
João Carlos disse…
Um presidente de extrema direita em uma circunstância que exige Estado assistencialista. Resultado: crise econômica, instabilidade política e curva vertical de aumento de mortes por Covid-19.
E vem ai o Valdemar do mensalão e o "honesto" Roberto Jeferson para meter a mão no nosso dinheiro, é a nova politica do Bozo.
E hoje tem delação do SujoMoro, é isso ai a direita bolsonarista prometeu à direita morista que, juntas, iam atravessar o riacho e pular juntas nos verdes prados da glória. No meio da travessia, o escorpião Bozo fez o que está em seu DNA de militar. Ferroou o deslumbrado caçador de vaga no STF. Nada mais previsível para quem conhece a direita.
Anônimo disse…
O quê estão fazendo os países sérios, sem um palhaço no poder? Estão ajudando as empresas assumido folhas de pagamento e isentando impostos. O desgoverno palhaço demente dá 1 trilhão aos bancos e sonega ajuda aos trabalhadores e diz que é culpa deles..
Roberto Silva disse…
A msg de whatsapp do Bozo admitindo q queria trocar o diretor geral da PF pq estavam sendo investigados 10 a 12 deputados bolsonaristas é um tapa na cara dos bozopatas. Em um ano de governo Bolsonaro já é investigado por mais de uma dezena de crimes comuns e de responsabilidade. O pior presidente da História. Fora Bolsonaro!

Por isso q Alemanha, Suécia, Finlândia, Canadá, Noruega, França, Belgica, Reino Unido, Dinamarca e todos os países desenvolvidos NAO tem militares na presidência. Quem foi treinado pra dar corridinhas em torno do campo de futebol não tem preparo algum pra governar um pais.
Kim Rafael disse…
Parabéns Bolsonaro voltemos todos ao trabalho chega de balbúrdia só os esquerdistas preguiçosos não querem voltar ao trabalho chega.
Messias, porque só aqui no Brasil, VOCÊ E OUTROS TANTOS JORNALISTAS COMUNISTAS CULPAM O PRESIDENTE PELAS MORTES POR COVID 19, VOCES PODEM ESPERNEAR XINGAR A VONTADE, QUE EM 2022 BOLSONARO VAI SER REELEITO!!!!
FORA MORO COMUNISTAS E ABORTISTA!
Solano Lopes disse…
O Bolsonaro adora falar em nome de Deus,como muitas pessoas e na hora que perguntaram a ele se tinha alguma compaixão e sentimentos pélas milhares pessoas mortas pelo vírus ele apenas diz: " E DAÍ ".
Luiz Carlos disse…
Doe muito você estar sendo obrigado a cumprir quarentena, enquanto o sr. Bolsonaro usa seus pitbus para destruir nossa democracia, duro assistir, impotente o sr. bolsonaro destruir o estado democrático de direito, ve-lo de forma perversa usar o nome de Deus para confrontar as instituições para poder implementar seu programa politico que não admite o contraditório, triste e assustador vê-lo usar o nome de Deus para colocar brasileiro em confronto com brasileiro para alimentar suas ambições politico.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.