Pular para o conteúdo principal

Se nem Borba Gato deve escapar, que Bolsonaro não se atreva a colocar um busto de Brilhante Ustra em Brasília



Depois que manifestantes antirracistas, revoltados com o assassinato de George Floyd por um policial branco, derrubaram do pedestal e jogaram no rio a estátua do traficante de escravos Edward Colston  na Inglaterra, monumentos de personagens violentos que ao longo da história massacraram negros, índios e pobres em todo o mundo,  estão ameaçados.
A onda de protestos contra o racismo , a xenofobia e o preconceito social , não deve parar aqui. Por isso, algumas estátuas famosas que enfeitam (ou enfeiam?) praças e ruas brasileiras, poderão é pra chon. O primeiro alvo, segundo sugere a jornalista Cynara Menezes, é a estátua do bandeirante Borba Gato, em Santo Amaro, São Paulo. Junto com Raposo Tavares e Fernão Dias (nomes de rua e praça em Maringá) , Borba Gato matou e escravizou milhares de índios no Brasil, desonra que lhe valeu muita honra nos livros da história positivista do Brasil.

Como a terra não é plana e o mundo dá muita volta, personagens que foram transformados em heróis, apesar das suas sagas exterminadoras, tendem nesse momento histórico de descolonização, a partir da morte de Floyd, a serem varridos do mapa. 
Bolsonaro que não se atreva a erguer na Praça dos Três Poderes um busto do coronel Brilhante Ustra .


Comentários

Zé disse…
Bolsonaro e sua máquina de propaganda genocida são responsáveis diretos pela tragédia que o Brasil enfrentará.
Cada dia de sobrevida do energúmeno na presidência equivale a mais brasileiros mortos.
A inação do TSE e do Legislativo ao não arrancar o bando que se apossou do Planalto é TAMBÉM criminosa...
Anônimo disse…
Uma estátua NÃO é uma estátua. É o símbolo que ela carrega. Manter um assassino como herói só confirma a bestialidade humana.
Hudson disse…
Borba gato foi um assassino de indios, já Ustra foi um assassino de brasileiros que lutavam pela liberdade, dois canalhas assassinos e torturadores que estão juntinho com o capeta no inferno.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.