Pular para o conteúdo principal

Xiita da economia + xiita da política = desastre social




Paulo Nogueira Batista Jr. faz uma análise critica profunda à política econômica de Paulo Guedes, que se difere pouco de Bolsonaro, já que  ambos são dois lados da mesma moeda. Economista de renome internacional, Batista desmascara o posto Ipiranga e seu fundamentalismo econômico:

“O presidente Bolsonaro sofre rejeição e críticas crescentes. Curiosamente, a área econômica do seu governo nem tanto. Pode até escapar de um eventual naufrágio. Para alguns setores influentes (nem preciso dizer quem são), tudo se passa como se o ministro da Economia e sua equipe estivessem em uma esfera à parte e precisassem ser preservados de alguma maneira. Mas é uma ginástica e tanto. Bolsonaro e Guedes são dois lados da mesma moeda. 

A fragilidade da tentativa de separá-los salta aos olhos. Bolsonaro vem caprichando no esforço de desorganizar e desestabilizar o país, não há dúvida. Poucos se equiparam ao presidente em matéria de talento destrutivo. Como ignorar, entretanto, que ele conta com a sincera colaboração da sua equipe econômica? São muitas as contribuições do ministério da Economia ao rebaixamento do Brasil. Não só na área econômica doméstica, mas também – aspecto menos notado – na área internacional”.  https://www.brasil247.com/blog/paulo-guedes-coautor-do-desastre

Comentários

Carlos disse…
A situação degradante em que se encontra o Brasil, seja econômica, seja política, seja socialmente, não é consequência da pandemia nem em 10%. Essa desgraceira toda já tinha começado desde 2014, como mostram as análises da FGV, foi resultante dos boicotes ao governo Dilma e ao golpe em 2016, e dificilmente teria reversão. A eleição de Bolsonaro e o governo que ele montou só fez potencializar a catástrofe. E a pandemia só fez esconder um pouco os verdadeiros responsáveis por isso.
Rui disse…
A democracia não é causa, mas efeito, resultado. Ela é o mecanismo de ordenamento e funcionamento da coisa pública. A república pode funcionar bem sem democracia, como efetivamente funciona e funcionou muitas vezes em muitos países. A democracia é apenas uma boa e racional escolha da maioria das pessoas para regrar, gerir o funcionamento do estado. Está atualmente super estimada mais pela direita e pelo neoliberalismo econômico porque o governo bozo está atravancando o andamento das reformas de seus desejos, mas que prejudicam enormemente a população e os trabalhadores. Não se pode acreditar ingenuamente neste surto de "liberdade, direito e democracia" dos neoliberais, imprensa velha e políticos oportunistas que querem uma brechinha na discussão para subir numa caixa de sapatos e deitar falação. Direita e esquerda são mais do que mera filiação a partido político. É estado de alma, questão de personalidade. O que determina a direita são a aquisição, manutenção e ampliação dos privilégios. A direita é vertical. A esquerda se caracteriza pelos direitos humanos, igualdade de oportunidades, inclusão social. A esquerda é horizontal. Democracia é apenas um meio mas se transforma num fim enquanto convém aos abutres que temem perder a sua presa.
Anônimo disse…
Paulo Guedes é o que é: um incompetente que mente MUITO, como seu incompetente chefe, o Cachorro Louco.
Guedes, além de tudo de ruim, é também um emérito mentiroso.
Fica a pergunta: quem indicou o guedes para o dedo podre do bolsonaro?



Jorjão disse…
Nada é tão ruim que não possa piorar... e para os pobres de direita: pinto que acompanha pato morre afogado. Assim, continuamos na luta, por nós e por eles.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema