Pular para o conteúdo principal

Livro põe os tribunais de contas na berlinda



São os tribunais de contas órgãos de  assessoramento parlamentar ou côrtes de justiça?  Esse debate é antigo, mas volta à tona com toda intensidade nesse momento em que o TCU se julga mais poderoso do que o STF. Até processos de desestatização o TCU foi chamado a analisar. Só para lembrar a trava que o Tribunal de Contas da União pode significar para o progresso do país, basta lembrar que foi o seu pleno que detonou o projeto do trem bala entre São Paulo e Rio, que estava para sair do papel no governo Lula.

O TCU é o tema do comentário de hoje do articulista Elio Gaspari, da Folha. Ele comenta  o livro de dois advogados que acaba de sair do forno, com criticas duras aos tribunais do contas da união, dos estados e de algumas capitais.  É um livro que, recomenda o jornalista, deve ser lido por todos os gestores públicos e por quem opera na área do Direito. Esse não é o meu caso, mas o tema me interessa muito.

Comentários

Anônimo disse…
Enquanto isso Quase 80 mil brasileiros mortos, Bolsonaro brincando com camisa de time e o general dublê de ministro da Saúde fazendo gracinha com o AI-5. O deboche com a dor de milhares de famílias não para.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.