Pular para o conteúdo principal

Crônica anunciada de um assassinato de perspectivas





Não se vê a elite política dispor de um minuto do seu tempo para debater os problemas brasileiros com responsabilidade . O que se tem visto desde que se iniciou o processo de impeachment é uma soma de esforços, ou para cassar a presidente Dilma Rousseff ou para salvar o mandato de Dilma Rousseff. Não é diferente o comportamento da mídia e nem da sociedade organizada, que enfatizam sempre o discurso do combate à corrupção, mas uma corrupção que está restrita à esfera nacional, com ênfase total nos mal feitos do PT e lançamento freqüente de cortinas  de fumaça sobre peemedebistas e tucanos de alta plumagem citados na Lava-Jato.
A corrupção regional, nos estados e municípios, está relegada a um segundo plano. Vejamos os casos de Maringá, onde o MP questiona a legalidade da licitação do lixo e a prorrogação do monopólio da TCC, sem que esses temas venham à lume, nem agora com o debate eleitoral em andamento.
Enquanto isso, as ações predatórias  dos direitos sociais engendradas pelo governo (ainda) interino de Michel Temer, seguem seu curso ameaçador. É uma situação difícil, algo nunca visto na história recente do país. A sociedade parece paralisada diante de uma crise  econômica apavorante e de uma crise moral tão grave, que compromete de maneira irremediável o futuro político do país, carente de lideranças verdadeiramente comprometidas com a socieade.

Semana que vem o impeachment estará decidido e certamente, Dilma voltará para case e Temer deixará o Jaburu e se muda de vez para o Alvorada. A partir daí, só Deus sabe o que nos espera. Uma coisa já está bem delineada no horizonte: espera-nos um quadro trágico de desmonte do estado social, numa espécie de crônica anunciada do assassinato de perspectivas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.