Pular para o conteúdo principal

A cada sessão do TSE o clima de apreensão aumenta em Maringá

O plenário do TSE será na próxima terça-feira, reduto de esperança para uns e de desespero para outros. Quatro candidatos e vereador de Maringá tiveram insônia na última terça-feira quando viram na pauta de julgamento do Tribunal Superior Eleitoral o caso do PV local, cujos votos nas eleições proporcionais foram desconsiderados na totalização. Haviam duas chapas do Partido Verde, a chapa pura mantida pela teimosia do Alberto Abrãao e o chapa do diretório estadual, que estava na coligação da “Maringá de toda nossa gente”.
Mas o julgamento não houve, uma ministra pediu vistas e a agonia dos envolvios se prolongou. Agora, espera-se que finalmente o processo tenha um fim na próxima terça-feira ou no mais tardar, quinta. São duas as possibilidades: validados os votos do PV do Abrãao o quadro continuará inalterado, porque o número de votos da chapa é insuficiente para mexer no quociente eleitoral. Mas se validados forem os votos do PV do Joba, aí vai ter alegria e ranger de dentes. Nesse caso, perdem suas cadeiras os candidatos Mariuce e Márcia Socrepa . Ganham, Luizinho Gari e Da Silva.
O caso Pupin também deverá criar situação parecida, de festa de um lado e ranger de dentes do outro. O TSE deverá julgar o processo de impugnação ainda este mês. Nesse caso as hipóteses são três. Mantida a candidatura, Pupin será o prefeito conforme manifestação das urnas. Cassado Pupin, Ênio será o prefeito na interpretação de alguns advogados e haverá terceiro turno entre Ênio e Quinteiro, na interpretação de outros.
Ao arrepio da lei, como diriam os advogados de antanho, entre eles meu amigo Amaro Faria, com especialização em legislação eleitoral, Pupin não teria escapatória. “Mas considerando que onde cabe interpretação nem sempre a letra fria da lei prevalece, completa o mesmo Faria, Pupin tem chance”. Nesse caso, a prudência desaconselha aos interessados de ambos os lados, foguetórios antecipados ou lágrimas precipitadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.