Pular para o conteúdo principal

Não foi de todo ruim...

A Conferência Pública realizada hoje no Plenário da Câmara Municipal com o objetivo de promover alterações no Plano Diretor de Maringá terminou mais cedo do que se previa. Era para ter ido das 8 às 5 da tarde, mas acabou pouco depois das 3. De manhã o tempo chegou a esquentar, tudo porque a Administração Municipal, useira e vezeira na prática da manipulação , tentava limitar o credenciamento de representantes da sociedade civil , lotando o plenário com CCs e aliados de propostas pouco republicanas para a ocupação do solo urbano.


Mas no frigir dos ovos, o pessoal que se opunha à falta de democracia dos debates achou que ficou de bom tamanho, principalmente porque a coordenação do evento não conseguiu legitimar, via respaldo popular, alguns projetos de interesse do gestor, como a transposição do campus da UEM e a destinação dos recursos da outorga onerosa para endereços que não fosse o Fundo Municipal da Habitação.

A tentativa de impor uma área residencial no espaço do Parque Industrial do Ribeirão Pinguim também não vingou, embora há que se reconhecer que se os projetos a serem enviados para a Câmara forem votados na atual legislatura, passarão com facilidade. O mandato dos atuais vereadores está pra terminar, mas o prefeito dispõe do recurso da convocação de sessões extraordinárias e comanda, sem se esforçar, o Amém F.C.

De qualquer forma, a Conferência não teve o caráter deliberativo inicialmente desejado e isso é bom para a sociedade maringaense, que mesmo por via judicial, poderá colocar freios no apetite de alguns poucos por alterações inadequadas do Plano Diretor.

A título de esclarecimento, lembramos que a outorga onerosa é um instrumento jurídico de incentivo ao desenvolvimento urbano, onde o município concede e o beneficiário da concessão paga para exercer o direito de construir dentro de critérios do zoneamento urbano. Os recursos obtidos com a outorga devem, de acordo com o Estatuto das Cidades (Lei 10257/2001), ser destinados a programas habitacionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.