Pular para o conteúdo principal

Niemeyer e a nossa "favela hi tech"

A morte de Niemeyr nos remete ao projeto original do Novo Centro de Maringá, denominado pelo próprio arquiteto de Projeto Ágora (praça em grego). O Novo Centro de Maringá era para ser diferente, salvo engano, três torres gigantes e arredondadas, cercadas por um extenso jardim, a ser feito por Burlemarx. Contratado pelo prefeito Said Ferreira, Oscar Niemeyer pretendeu criar um grande espaço verde,


belo e aconchegante, bem dentro daquilo que pensou para a cidade o seu projetista-mor Jorge de Macedo Vieira.

Mas terminada a prirmeira gestão Said, veio a administração Ricardo Barros, que fez uma verdadeira lambança com os terrenos do Novo Centro. Foi a partir dalí que a especulação imobiliária se apoderou do que seria aquela área até então ocupada pelo Pátio de Manobras da Rede Ferroviária Federal.



Justiça se faça: o pátio, que era um entrave para que a cidade se desenvolvesse para o Norte, começou a ser retirada na gestão Silvio Barros I, o pai. Ele fez a Estação de Transbordo na saída para Paiçandu trocando com a RFFSA a obra pelo terreno que hoje se conhece como Novo Centro.

Permitiu-se posteriormente a construção daquele amontoado de prédios na área, iniciando a descaracterização do Eixo Momumental projetado lá no final dos anos 30 e início dos 40 pelo arquiteto da Cia Melhoramentos, Jorge de Macedo Vieira.



Sobre as relações de Maringá com Oscar Niemayer, o projeto foi contratado à época por cerca de U$ 120 mil, mas o que deixou o grande arquiteto aborrecido não foi nem o trabalho que teve para receber e o dissabor dele Niemeyer negociar o pagamento diretamente com o então diretor da Urbamar, Ricardo José Magahães Barros, mas sim a descaracterização da obra por ele projetada.

Até hoje não entendi como foi que o Dr. Said, tão entusiasmado com o projeto original, deu sequência à descaracterização iniciada nos quatro anos anteriores por seu sucessor e antecessor.

O que sei é que houve muita confusão na distribuição dos lotes daquela área nobre que acabou, afinal, se transformando mesmo numa grande “favela hi tech”.

Comentários

JC Cecilio disse…
Uma burrice vergonhosa da Má-ringá.
Mataram a nossa cidade. Virou uma cidade genérica, feia e sem personalidade, história etc

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.